IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Soja transgênica da Monsanto será resistente a três herbicidas

Lydia Mulvany

05/01/2018 12h13

(Bloomberg) -- A mais nova variedade de soja geneticamente modificada da Monsanto está passando por mais um ajuste.

A maior empresa de sementes do mundo informou que a soja Xtend desenvolverá tolerância ao herbicida chamado glufosinato em um prazo de dois a três anos, disse Robb Fraley, diretor de tecnologia da Monsanto, em uma teleconferência realizada com repórteres nesta quinta-feira. A soja Xtend, que segundo a Monsanto será plantada em 16,2 milhões de hectares nos Estados Unidos neste ano, já é resistente a dois outros tipos de herbicidas, o dicamba e o glifosato.

O anúncio é importante porque a soja Xtend despertou polêmica ao se mostrar resistente ao glifosato juntamente com o dicamba. Este último é propenso a se espalhar no ar quando pulverizado, e fazendeiros americanos fizeram milhares de queixas no ano passado sobre os danos causados pelo produto químico às culturas adjacentes e não resistentes ao herbicida. Em resposta, a Agência de Proteção Ambiental estipulou regras mais restritivas para a aplicação do dicamba na próxima safra. A Monsanto colocou a culpa em uma pulverização inadequada e propôs que os fazendeiros recebessem melhores instruções.

A Monsanto também está trabalhando para que as sementes de canola e a beterraba se tornem resistentes ao dicamba, disse Fraley.