Bolsas

Câmbio

Audi S4 é um ótimo carro para quem não pede encantamento

Hannah Elliott

(Bloomberg) -- É difícil dizer algo negativo sobre o sedã Audi S4 2018.

Com motor V6 de 354 cavalos de potência, oito velocidades e tração nas quatro rodas, o S4 é capaz de atravessar áreas urbanas e rurais com segurança. Muitas conveniências tecnológicas e estéticas podem ser adicionadas por pouco ou nenhum valor a mais. E, com um preço inicial de US$ 50.900, é mais barato que concorrentes como os sedãs BMW M3, de US$ 65.500, e Mercedes-Benz AMG C 63, de US$ 66.100.

Sendo assim, o S4 é um bom exemplo do que o sedã de luxo moderno e genérico deve ser -- confortável, confiável, seguro, pouco divisivo esteticamente e mais tecnologicamente avançado até mesmo que os melhores carros de luxo de décadas atrás. Segurança e capacidade podem não ser atributos atraentes ou empolgantes -- aliás, falando francamente, são entediantes --, mas no transcorrer da história automotiva moderna, são virtudes contemporâneas, especialmente se considerada a padronização de todas as marcas e segmentos ocorrida apenas nas últimas décadas, e várias empresas automotivas estão celebrando 70, 75 ou quase 100 anos de existência neste ano.

Dito tudo isto... você deve comprá-lo?

Um carro esportivo, ou quase isso

Assim como a BMW fez com a série M e a Mercedes com a AMG, a linha S é o salto da Audi para o mercado esportivo, denotando um desempenho melhor e mais engajado. Por isso, se você estuda comprar este carro, compare-o com os veículos da série M e de nível AMG e considere o fato de ser uma atualização esportiva do Audi A4, de US$ 36.000 (o S5, além disso, é a versão de cupê de visual mais dinâmico).

Com tudo isso, o motor V-6 de 3 litros com turbocompressor produz 354 cavalos de potência e 50,99 mkgf de torque, ou seja, 164 cavalos de potência e 18,3 mkgf de torque a mais que o modelo A4. Isso se traduz em uma aceleração de 0 a 60 milhas (96 km/h) de 4,4 segundos e em uma velocidade máxima de 249,4 quilômetros por hora (ou 209,2 km/h com pneus para todas as estações). São números de respeito, mas estão longe de ser impressionantes; o BMW M3 básico vai de 0 a 96 km/h em 3,9 segundos e o Mercedes-Benz C 63 AMG atinge a mesma velocidade em 4 segundos cravados.

Ainda assim, o S4 roda suave e silenciosamente tanto nas marchas de força quanto ao ser mais exigido na estrada (ao contrário de outros modelos esportivos, neste caso o som do motor é abafado significativamente). Faz 12,75 quilômetros por litro na estrada. A direção é firme, mas normal demais (definitivamente, você tem que optar pelo sistema "Dynamic", que custa US$ 1.150 extras); os freios dão sensação de eficácia e, com as pinças (ou cálipers) vermelhas incluídas no pacote esportivo S (US$ 2.500), é um dos poucos diferenciais deste sedã que transporta cinco pessoas.

Com tudo isso em mente, este carro deve ser comprado por quem busca uma opção de respeito, de bom gosto, mas pouco chamativa.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos