Bolsas

Câmbio

Primeiros óculos digitais com Alexa estrearão em conferência

Mark Gurman

(Bloomberg) -- Os primeiros óculos de realidade aumentada com Alexa, a assistente de voz da Amazon, serão apresentados nesta semana na CES em Las Vegas - fabricados por uma empresa com 75 funcionários, não pela crescente divisão de dispositivos do colosso do comércio eletrônico.

A Vuzix exibirá um par de óculos inteligentes que podem se comunicar com a assistente digital ativada por voz da Amazon.com e mostrar informações no campo de visão do usuário, disse o CEO da Vuzix, Paul Travers, em entrevista. A integração de Alexa feita pela Vuzix faz parte de um programa da Amazon que permite que outros fabricantes de hardware integrem a assistente digital a seus produtos. Em outubro, a Sonos apresentou um alto-falante inteligente com o sistema Alexa para controlar a reprodução de música. A estratégia foi elaborada para colocar o serviço da Amazon, que gera receita para a empresa, na maior quantidade possível de lugares a fim de vender mais produtos.

A Amazon confirmou que o dispositivo da Vuzix, que tem sede em Rochester, Nova York, será os primeiros óculos inteligentes com Alexa. A empresa está "animada com o potencial dos óculos e com a capacidade de levar Alexa aos clientes de uma forma nova", disse um porta-voz.

Assistentes de voz e produtos de realidade aumentada serão destaque na CES, uma feira de eletrônicos para consumidores, nesta semana. Executivos do assistente Alexa, da Amazon, e do Assistant, do Google, procurarão novos parceiros, e outras grandes empresas de tecnologia, como Apple e Oculus, uma divisão do Facebook, estarão nos bastidores da conferência, expandindo seus produtos de realidade virtual e realidade aumentada. A RA é uma tecnologia que sobrepõe informações digitais, como mapas, mensagens de texto e outros dados, ao campo de visão do mundo real, e a RV faz com que o usuário mergulhe em um mundo totalmente diferente, criado digitalmente.

A Vuzix lançará no segundo trimestre seus óculos de RA, que vão custar cerca de US$ 1.000, disse Travers. Apesar de ser "um preço alto", disse ele, "a meta final é baixá-lo a menos de US$ 500, e nós conseguiremos fazer isso" até 2019. Os usuários, que devem ser ou se tornar clientes da Amazon para habilitar os recursos da Alexa, poderiam, por exemplo, pedir à assistente digital que abra um mapa ou mostre resultados esportivos nos óculos.

A Amazon não informou se lançará óculos inteligentes com sua própria marca, mas Travers antecipa que sim. "Eu acho que todos lançarão óculos mais cedo ou mais tarde", disse ele.

O primeiro dispositivo com Alexa lançado pela Amazon foi o Echo, o alto-falante ativado por voz, em 2014, mas desde então a empresa lançou alto-falantes com telas, tablets e decodificadores de TV.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos