Bolsas

Câmbio

Volkswagen e Uber vão implementar tecnologia da Nvidia

Ian King

(Bloomberg) -- A Nvidia, buscando disseminar a novas áreas sua tecnologia de chips gráficos líder no setor, anunciou que a Uber Technologies e a Volkswagen usarão seus conhecimentos de inteligência artificial para ajudar a levar carros com direção autônoma às ruas.

A Uber, maior empresa de transporte particular, usará processadores e software da Nvidia em sua futura frota de veículos com direção autônoma, disse o CEO da fabricante de chips, Jen-Hsun Huang, na CES, a feira de eletrônicos de Las Vegas, no domingo. A Volkswagen implementará a tecnologia da Nvidia para desenvolver um sistema de copilotagem inteligente, informaram as empresas, e Herbert Diess, chefe da marca VW, subiu ao palco junto com Huang.

"O mapa mostra que quase todo mundo está trabalhando com todo mundo", disse Danny Shapiro, que dirige a unidade automotiva da Nvidia. "Estamos satisfeitos com a nossa posição, com os 320 parceiros que temos."

A Uber vem trabalhando em testes de carros com direção autônoma desde 2015 e realizou 50.000 trajetos com passageiros em mais de 3,2 milhões de quilômetros de forma autônoma. A Uber começou a usar chips da Nvidia em sua primeira frota de testes de SUVs Volvo, disseram as empresas.

O sistema de copilotagem da Volkswagen e da Nvidia proporcionará recursos de conveniência e assistência usando sensores dentro e fora do veículo. As capacidades de inteligência artificial vão melhorar o sistema ao longo do tempo. Essas características podem incluir a capacidade de reconhecer quando um motorista está sonolento ou distraído e manter o carro na pista correta à velocidade adequada para as condições.

As empresas não forneceram detalhes financeiros sobre as parcerias.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos