Bolsas

Câmbio

Empresa vai inaugurar escritórios com creche e espaço para cães no Japão

Yuji Nakamura e Yuki Furukawa

  • Getty Images

(Bloomberg) -- No Japão, onde há mais animais de estimação que crianças, a WeWork está se adaptando às condições locais.

A aposta da empresa de escritórios compartilhados no país inclui a abertura de um escritório apto para cães em junho, com planos de posteriormente oferecer creches em outras unidades. As quatro propriedades anunciadas pela empresa para a região central de Tóquio, com inaugurações a partir de fevereiro, também terão salas especiais para mães.

"A questão não se resume aos cães, e não estou dizendo que há um paralelo, mas futuramente as pessoas precisarão levar os filhos para o trabalho", disse o chefe da WeWork no Japão, Chris Hill, em entrevista. "Parte de nossa visão global é criar espaços de trabalho que contribuam para que mais mães e mulheres entrem no mercado de trabalho."

Os animais de estimação já são realidade nas unidades da startup em cidades como Londres e Nova York, mas a iniciativa é inédita no Japão, onde os escritórios tendem a ser apertados, silenciosos e lotados de documentos em papel.

País sofre com falta de vagas em creches

Mas é o foco no cuidado infantil que gera mais sensação em um país com dificuldades para oferecer creches suficientes. Ante a escassez de mão de obra, piorada pelo envelhecimento e pelo encolhimento populacional, o primeiro-ministro Shinzo Abe tenta ampliar a participação feminina na força de trabalho.

No entanto, uma das maiores barreiras enfrentadas pelas mães com filhos pequenos é a falta de instalações.

"Aplicaremos recursos para resolver o problema urgente das listas de espera das creches", disse Abe, em novembro. A ampliação recente da oferta de unidades de cuidados infantis ainda não dá conta da demanda, particularmente nas grandes cidades, e o governo pede que as empresas ofereçam mais instalações do tipo aos trabalhadores.

Até o momento, o grupo inclui os funcionários de Tóquio do Goldman Sachs Group e de empresas locais, como Toyota Motor e Line, que oferecem creche em alguns de seus escritórios.

1ª unidade em fevereiro

A primeira unidade da WeWork será inaugurada em Ark Hills, no sudoeste de Tóquio, em 1º de fevereiro, e Hill acredita que atingirá plena capacidade. Na sequência, virá um local próximo à estação de Tóquio criado pela empresa em parceria com a Mitsubishi Estate.

Em abril, a companhia planeja abrir um escritório na elegante área de Ginza e um edifício inteiro no distrito de Shinbashi, onde a SoftBank Group mantém sua sede. A SoftBank investe na WeWork e é parceira da expansão japonesa da empresa dos EUA.

"Ter cães em escritórios é algo que temos tentado fazer em todo o mundo, e com sucesso", disse Hill. "Ninguém nunca foi mordido."

(Com a colaboração de Isabel Reynolds)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos