IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Hyundai Motor testará carro autônomo com células de combustível

Sohee Kim e David Welch

09/01/2018 12h44

(Bloomberg) -- A Hyundai Motor anunciou que começará a testar um SUV com células de combustível e direção autônoma. A fabricante sul-coreana de veículos está acelerando o desenvolvimento de carros autônomos com a meta de levar um modelo ao mercado para 2021.

Durante a apresentação do SUV com células de combustível chamado "NEXO" na CES, na segunda-feira em Las Vegas, a Hyundai afirmou que o veículo será usado para testar a tecnologia de direção sem motorista que está sendo desenvolvida com a Aurora, uma startup formada por ex-executivos do Google, da Tesla e da Uber Technologies. O NEXO tem uma autonomia máxima de 592 quilômetros, cerca de 40 por cento a mais do que o Tucson com células de combustível, informou a fabricante de veículos em um comunicado.

A Hyundai, que ficou para trás no setor, está redobrando esforços para alcançar líderes, como a General Motors e a Volkswagen, e contratou um executivo da Samsung Electronics no ano passado para dirigir essa iniciativa. A fabricante de veículos com sede em Seul planeja estabelecer mais parcerias com empresas de tecnologia para concretizar o desejo de vender seus modelos autônomos a operadores de frotas, serviços de mobilidade e projetos de cidades inteligentes.

"Este veículo é muito importante", disse o vice-presidente da Hyundai Motor, Chung Eui-sun, após a entrevista coletiva. "A Toyota está trabalhando muito nisto, a BMW e a Volkswagen também. Nós temos que concorrer. Temos um longo caminho pela frente."

Fabricantes de veículos e empresas de tecnologia estão unindo forças para continuar à frente na disputa por conhecimentos sobre autonomia. No domingo, a Nvidia anunciou uma aliança com a Uber, a maior empresa de transporte particular, e com a Volkswagen a fim de contribuir com sua expertise em inteligência artificial para levar os carros autônomos às ruas. A Lyft, rival da Uber, estabeleceu uma parceria com a empresa de software de direção autônoma Aptiv para criar um serviço de transporte sem motorista.

A Hyundai também acredita que seu novo carro com células de combustível, que será vendido em alguns mercados neste ano, ajudará a comercializar sua tecnologia de direção autônoma. A fabricante de automóveis pretende expandir sua linha de veículos com células de combustível para incluir sedãs, caminhões e ônibus, disse o vice-presidente Lee Ki-sang em um discurso no evento em Las Vegas.

O vice-presidente Chung disse que a Hyundai está usando um veículo com células de combustível para sua tecnologia de direção autônoma porque o carro processa uma grande quantidade de dados, o que requer muita eletricidade. As células de combustível podem gerar mais eletricidade do que o armazenado nas baterias dos carros elétricos, disse ele.