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Google quer levar RV além dos games com novos headset e câmera

Mark Bergen

10/01/2018 10h08

(Bloomberg) -- Os dispositivos de realidade virtual ainda são adquiridos em grande parte por um mercado de nicho: os gamers. Mas o Google quer mudar isso. A unidade da Alphabet apresentou na terça-feira um novo headset de RV com a Lenovo Group, além de câmeras especializadas para dar suporte à tecnologia.

O Google exibiu o novo headset, chamado Mirage Solo, na conferência de eletrônicos CES, em Las Vegas. Ele apresenta recursos de dispositivos de RV de ponta, como monitores que não embaçam quando o usuário se movimenta, e não precisa ser conectado a um PC. Essas deficiências têm sido um grande obstáculo para a maior adoção da RV.

As novas câmeras do Google são pensadas para fechar outra lacuna. Os aparelhos, chamados de VR180, são feitos para estimular as pessoas a capturarem imagens em 360 graus que possam ser visualizadas dentro de dispositivos de RV. Até o momento, a biblioteca de mídia para RV é relativamente pequena devido aos custos elevados de filmagem e criação de conteúdo. "Assistir ao VR180 dá uma sensação tão forte de presença que é quase como ter uma máquina do tempo que permite que você esteja lá novamente", escreveu Clay Bavor, vice-presidente do Google, em postagem de blog.

Tanto as câmeras quanto o novo headset são produzidos para rodar serviços do Google, como o YouTube, os mapas digitais e a loja de aplicativos. No campo de RV, o Google compete com o Facebook para se transformar no principal provedor de mídia. O uso mais amplo de headsets de RV, fora do nicho dos videogames, virá apenas em 2021, segundo análise da Bloomberg Intelligence. Muitos analistas estimam que o mercado de dispositivos de realidade aumentada -- que sobrepõem imagens digitais ao mundo físico -- acabará superando o de RV.

O Google e a Lenovo afirmaram que o novo dispositivo chegará no segundo trimestre de 2018. Segundo Bavor, custará menos de US$ 400.