ipca
0,48 Set.2018
selic
6,5 19.Set.2018
Topo

Siri e Alexa agora poderão preparar seu banho

Rachel Tepper Paley

10/01/2018 13h12

(Bloomberg) -- Nem mesmo dentro do confortável aconchego de sua casa é possível escapar dos avanços da tecnologia. Na cozinha, a geladeira do futuro sabe quando o creme de leite venceu. No quarto, aplicativos monitoram seus hábitos de sono. Não dá para escapar nem mesmo no mais sagrado dos espaços, o banheiro. Na CES, na segunda feira, a Moen revelou a mais recente atualização de seu novo sistema de chuveiro inteligente U by Moen: compatibilidade com assistentes digitais.

É um grande avanço para as pessoas que, com um único comando de voz, querem ter um banho quente esperando por elas de manhã cedinho.

O sistema U by Moen parece fundamentalmente diferente da maioria dos chuveiros. Ele não tem torneiras de água quente ou fria e regula a temperatura através de um painel de controle conectado a um aplicativo de smartphone. Com a atualização compatível com Alexa e Siri, agora você pode dizer: "Alexa, ligue o chuveiro a 37 ºC" de sua cama e depois cair debaixo da ducha perfeitamente aquecida. Se você ainda não estiver pronto - talvez porque esteja cuidando de seu filho ou porque continue debaixo da coberta navegando no Instagram - o chuveiro pode pausar o fluxo de água e conservar a temperatura enquanto espera.

O sistema se conecta a uma válvula digital que oferece temperaturas entre 15 ºC e 48 ºC. Ele pode controlar até quatro saídas de água de uma vez - é compatível com cabeças de chuveiro, chuveiros de mão, duchas corporais ou outros acessórios - e funciona com seu aquecedor de água atual. Os usuários também podem estabelecer configurações personalizadas com diferentes temperaturas e saídas de água, uma ferramenta útil se você e seu parceiro não tiverem as mesmas preferências na hora do banho.

Mas o que poderia dar errado? Se você estiver no programa de TV "Mr. Robot", potencialmente tudo. Mas, mesmo para civis que não sejam alvo de uma insurreição de hackers, a nova tecnologia exige certas melhorias. Se a energia acabar, por exemplo, não há nenhuma opção manual disponível, embora a Moen venda um backup opcional acessível com bateria. Além disso, o U by Moen não pode bombear água em diferentes níveis de pressão, embora as taxas de fluxo sejam "comparáveis ao que você tem hoje" em uma torneira regular com pressão máxima, diz Michael Poloha, gerente de produto sênior da Moen.

Poloha não especula sobre áreas prováveis de melhorias para as futuras gerações do U by Moen, mas observa que uma segunda geração do painel de controle, prevista para o segundo trimestre deste ano, será integrada à plataforma HomeKit da Apple. Em algum momento de um futuro não tão distante, você poderá dizer: "Bom dia, Siri", e as luzes se acenderão, as notícias começarão a passar e o chuveiro se aquecerá.

Para aqueles que se opõem às casas inteligentes, Poloha afirma que "um termostato é semelhante a nosso controle", acrescentando que o U by Moen faz com os chuveiros o que o Nest da Alphabet fez, bem, com os termostatos. Então, a verdadeira questão para os consumidores é o quanto você pretende estar conectado. Considerando que o mercado de tecnologia de luxo já invadiu os banheiros - o que inclui até um extravagante vaso sanitário com um show de luzes -, era apenas questão de tempo para o surgimento dos chuveiros inteligentes.

Newsletters

Receba dicas para investir e fazer o seu dinheiro render.

Quero receber

Mais Economia