Ikea gera nova controvérsia com anúncio sobre gravidez
(Bloomberg) -- A Ikea está oferecendo testes de gravidez gratuitos para tentar atrair clientes e as mulheres cujos resultados forem positivos ganham desconto na compra de um berço novo.
O teste foi embutido na página de um anúncio publicado na revista feminina sueca Amelia. Desenvolvido em parceria com a agência de publicidade sueca Akestam Holst e com a Mercene Labs, o anúncio lança mão do mesmo tipo de tecnologia usado nos kits de testes de gravidez comuns disponibilizados em farmácias.
A iniciativa da empresa fabricante das estantes de livros Billy e das mesas Lack talvez não tivesse chamado a atenção se não fosse pelas instruções fornecidas. O anúncio diz, no topo da página da revista: "Fazer xixi nesse anúncio pode mudar sua vida." As mulheres cujas amostras de urina dão resultados positivos são estimuladas a se inscreverem para receber um cartão de adesão Ikea Family, que oferece promoções especiais para itens selecionados.
Não é a primeira vez que as campanhas de marketing da Ikea geram controvérsia. Em 2016, a maior empresa varejista de móveis do mundo publicou uma série de anúncios chamada "Onde a vida acontece", em que abordou temas como divórcio e famílias monoparentais. Em 2012, a empresa se viu obrigada a pedir desculpas por ter tirado algumas mulheres de seu catálogo na Arábia Saudita e um ano depois foi criticada pela Aliança Transgênera da Tailândia por um comercial que, segundo a organização, desrespeitava os transexuais.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.