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Americanos podem pagar satélite perdido em lançamento da SpaceX

Dana Hull e Sonali Basak

18/01/2018 14h36

(Bloomberg) -- Os contribuintes americanos podem acabar pagando pelo satélite que desapareceu no lançamento da Space Exploration Technologies, de Elon Musk, ao cair no oceano, no início do mês, e que faz parte da missão confidencial "Zuma" do governo dos EUA.

Ainda restam perguntas a respeito da operação, que parece ter sido um fracasso apesar do lançamento bem-sucedido de um foguete e do pouso do primeiro estágio. Mas a SpaceX e a Northrop Grumman, construtora do satélite, não deverão arcar com os custos. As empresas provavelmente assinaram contratos com o governo que limitam suas responsabilidades em relação ao satélite perdido, segundo vários especialistas do setor.

"O lançamento de naves espaciais em órbita é um negócio arriscado", disse Peter Elson, diretor de operações da equipe aeroespacial da corretora de seguros Jardine Lloyd Thompson Group. "A política do governo americano tem sido não pagar seguro. Quando algo dá errado, entregam a conta ao contribuinte."

A SpaceX e o Pentágono preferiram não comentar o assunto. A Northrop não respondeu aos pedidos de comentário.

Posição da SpaceX

Na quarta-feira, o Comitê de Ciência, Espaço e Tecnologia da Câmara dos Representantes dos EUA realizou uma audiência sobre o Programa de Tripulação Comercial da Nasa. Quando indagado sobre o Zuma, o vice-presidente da SpaceX, Hans Koenigsmann, reiterou a posição da empresa -- de que o foguete funcionou conforme o esperado.

Musk, 46, fundou em 2002 a SpaceX, que tem sede em Hawthorne, Califórnia, para revolucionar a tecnologia espacial e permitir que seres humanos vivam em outros planetas. Ele está em uma disputa com a Boeing para levar astronautas americanos à Estação Espacial Internacional ainda neste ano. A empresa de capital fechado de Musk adicionou mais US$ 100 milhões à sua última rodada de captação de recursos, que avaliou a SpaceX em mais de US$ 21 bilhões, segundo a Equidate. Musk é também CEO da fabricante de automóveis elétricos Tesla.

A SpaceX e a Northrop estavam cobertas por seguro de responsabilidade civil, necessário para obter a licença para lançamentos comerciais da Administração Federal de Aviação, mas não houve danos a pessoas nem a propriedades durante o lançamento na Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral, na Flórida.

O satélite destinado à órbita terrestre baixa caiu no mar, por isso os maiores custos associados ao acidente estão ligados ao equipamento e ao lançamento. Ninguém revela qual seria a função do satélite, nem o custo da carga útil secreta, mas o desenvolvimento, a construção e os testes de alguns satélites espiões avançados podem custar mais de US$ 1 bilhão.

"Em essência, o contribuinte pagou por esta missão", disse Elson. "Se o governo decidir substituir o Zuma, o contribuinte pagará por isso."