IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Molho de peixe 'indispensável' converte vietnamita em bilionário

Yoojung Lee

19/01/2018 16h44

(Bloomberg) -- O magnata vietnamita dos produtos de consumo Nguyen Dang Quang colocou seu molho de peixe e outros condimentos "indispensáveis" nas prateleiras da cozinha de quase todas as casas do país, o que o ajudou a ficar bilionário.

As ações da Masan Group, que produz o molho feito de peixe fermentado que é amplamente usado na culinária vietnamita, mais que dobraram nos últimos seis meses, contrastando com o ganho de 37 por cento do VN Index, índice de referência do Vietnã. A sequência elevou o patrimônio líquido de Quang, presidente do conselho e fundador da empresa, a US$ 1,2 bilhão, segundo o Bloomberg Billionaires Index.

"A Masan oferece produtos 'indispensáveis' aos consumidores, como molho de peixe e macarrão instantâneo, e itens 'desejáveis', como molho de pimenta, sopa de arroz e salsicha", disse David Anjoubault, gerente-geral da empresa de pesquisa Kantar Worldpanel Vietnam, que estima que cerca de 95 por cento das famílias do país usam pelo menos um produto de consumo da Masan. "Fabricantes de alimentos locais como a Masan têm uma boa e profunda compreensão das necessidades e dos comportamentos dos consumidores em um país onde a localização é fator vital para o sucesso."

Participação própria

Quang controla a empresa com sede na Cidade de Ho Chi Minh por meio da Masan Corp., uma entidade de capital fechado, e também por meio da subsidiária Sunflower Construction, 100% sua, segundo registros da empresa no Ministério do Planejamento e Investimento do país. Quang e a esposa detêm participação de 49 por cento na companhia controladora, mostram os documentos.

Ho Hung Anh, cofundador com Quang e vice-presidente do conselho da Masan Group, detinha 47,6 por cento da companhia controladora em setembro de 2015, segundo os últimos registros disponíveis. Anh "contribuiu nas fases iniciais do desenvolvimento da Masan Group", segundo o site da empresa. O patrimônio líquido dele não foi calculado porque sua participação atual não pôde ser verificada.

A Masan Group, que fabrica outros produtos alimentícios, como macarrão instantâneo e ração animal, preferiu não comentar sobre o patrimônio líquido dos dois fundadores.

As ações da Masan Group subiram quando a empresa se recuperou de um revés, no ano passado, após a queda dos preços da carne de porco, considerada pela empresa "a crise mais severa do preço da carne suína" na história. Os preços da carne suína caíram depois que a China suspendeu as importações do Vietnã, em 2016. A queda na demanda por carne suína derrubou a receita consolidada do grupo em 9 por cento, para 27,5 trilhões de dongs, nos nove primeiros meses de 2017, segundo apresentação da empresa.

"Os preços da carne suína se recuperaram quando a China retomou as importações de porcos vietnamitas, aumentando as expectativas de melhor desempenho da Masan Group neste ano", disse Vu Xuan Tho, analista sênior da Korea Investment & Securities em Seul.

Quang criou o negócio na década de 1990 após anos de estudos na Rússia, onde obteve um MBA da Universidade de Economia da Rússia Plekhanov. É também doutor em Ciências Técnicas pela Academia Nacional de Ciências da Bielorrússia, segundo o site da Masan Group.

--Com a colaboração de Mai Ngoc Chau