IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Melhor astrólogo do Nepal pode prever o futuro de suas finanças

Ross Kenneth Urken

22/01/2018 16h16

(Bloomberg) -- No Dwarika's Resort, um retiro de bem-estar holístico no Vale de Catmandu, no Nepal, sentei-me em uma biblioteca de madeira em frente ao famoso astrólogo Santosh Vashistha, um homem eminente de 42 anos de idade que trajava um casaco esportivo xadrez e ainda com marcas do festivo tika vermelho na testa. Seus olhos penetrantes são quase tão cativantes quanto a visão da distante cordilheira do Himalaia através da ampla janela atrás dele.

De repente, o telefone dele tocou e, após uma olhada rápida, ele colocou no silencioso. Era o ministro da Economia do Nepal, Gyanendra Bahadur Karki, pedindo conselhos. Como o Nepal está prestes a se tornar uma grande central de energia hidrelétrica, essa não era uma ligação incomum; Vashistha previu que a conversa com Karki seria longa (ele sabia) e decidiu se concentrar no meu destino financeiro.

Leia também: 

Embora venha de uma cidade pouco conhecida do sudeste do Nepal, chamada Jhapa, Vashistha ganhou fama internacional por sua capacidade de ler as estrelas. Em 2017, ele foi eleito o melhor astrólogo na Ásia pelo Asian Astrologer Congress e pela World Astrology Federation. Suas leituras se concentram mais em previsões geopolíticas importantes e em grandes fortunas pessoais do que em bobagens sentimentais dos horóscopos, e entre seus clientes estão o primeiro-ministro do Nepal Sher Bahadur Deuba, a atriz de Bollywood Manisha Koirala e celebridades americanas cujos nomes preferiu não revelar. Todos eles tratam suas previsões como uma verdade absoluta, porque ele raramente erra.

No Dwarika's Resort, as sessões com Vashistha são vendidas aos hóspedes por US$ 125 por hora e oferecidas como uma experiência cultural -- como uma meditação de chakra ou uma consulta ayurvédica. Mas, até mesmo para aqueles que se inclinam a ouvir as previsões com uma pitada de incredulidade, essa é uma aventura transformadora.

Finanças e adivinhação

É difícil quantificar a taxa de sucesso de Vashistha -- ou de qualquer astrólogo --, porque eles não recebem necessariamente um retorno dos clientes sobre se as previsões funcionaram. No entanto, isso não tem impedido que consultores financeiros e gestores de recursos qualificados considerem essa prática como uma maneira de aplicar a lógica do panorama geral a mercados imprevisíveis. Especialmente em um bull market leigo, que alguns consideram estar sobrecomprado, os investidores estão ansiosos para aplicar qualquer dado que possa ajudá-los a proteger seu dinheiro, com a previsão de uma correção, mesmo que essa informação tenha origens celestiais.

Há exemplos de que isso funciona. "A astrologia é uma das melhores ferramentas de timing de mercado disponíveis para identificar datas de altas ou baixas da negociação", disse Raymond Merriman, autor da série "The Ultimate Book on Stock Market Timing: Geocosmic Correlations to Investment Cycles" e presidente da Merriman Market Analyst. Funciona melhor para os traders que pretendem entrar e sair de posições dentro de três dias a seis meses, não para investidores de longo prazo, disse ele, porque as relações planetárias, conhecidas como aspectos, são mais precisas a curto prazo. (Suas previsões custam US$ 3.600 por ano e chegam a 900 assinantes).

Se não sabe responder a estas 5 questões, será muito difícil ficar rico

UOL Notícias