IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

BP muda portfólio para garantir exploração de ativos de petróleo

Kelly Gilblom

30/01/2018 11h06

(Bloomberg) -- A BP mira um futuro longe do petróleo e admite que parte dele permanecerá inexplorada.

"Nem todos os barris de petróleo do mundo serão produzidos", disse Bernard Looney, chefe da divisão de upstream da empresa, na terça-feira. "Enfrentamos concorrência de fontes alternativas de energia como nunca."

As gigantes mundiais do setor de energia enfrentam uma pressão crescente dos investidores e de ativistas ambientais, que consideram que o crescimento dos combustíveis fósseis está em risco devido ao endurecimento das regulações climáticas pelos governos e à proliferação de fontes renováveis. Para a BP e muitos pares, a perspectiva de queda na demanda por petróleo gerou um foco maior no gás natural como ponte para um futuro com energia mais limpa.

O gás será "o hidrocarboneto de mais rápido crescimento no mundo nos próximos 20 a 30 anos", disse Looney, em conferência, em Florença, na Itália. "Por isso, vocês nos verão mudando e ampliando nossa posição no gás", entre outros negócios. A BP também anunciou nesta terça-feira um investimento na empresa de recarga de carros elétricos FreeWire.

Os comentários do chefe de upstream expandem um alerta da BP de um ano atrás, quando a petroleira informou que a oferta de petróleo continuará abundante nas próximas décadas e que a demanda poderá atingir um pico em meados da década de 2040. No entanto, em maio o economista-chefe da empresa, Spencer Dale, rejeitou a tese de que a própria empresa ficará com os ativos que não puder explorar. As declarações de Looney desta terça-feira não repetiram essa certeza.

"Temos mais petróleo do que o mundo precisa", disse. "A mudança é estrutural. A mudança veio para ficar e, pelo menos do nosso ponto de vista, a competitividade é o caminho a seguir."