Bolsas

Câmbio

McDonald's diz ter resolvido problema da batata fria em entregas

Leslie Patton

(Bloomberg) -- O McDonald's, que aposta em um novo serviço de entregas para impulsionar o crescimento, acredita ter resolvido o temido problema do setor com a batata frita.

É notório que as entregas não são favoráveis para as batatas fritas -- que muitas vezes chegam ao destino murchas, frias e pouco apetitosas. Mas o alimento se tornou o item número 1 de entrega do McDonald's desde que a empresa começou a oferecer o serviço por meio do UberEats, da Uber Technologies. E os índices de satisfação são altos, disse Lucy Brady, vice-presidente sênior e diretora global de estratégia da rede.

Para garantir que as fritas suportem bem o trajeto, os funcionários tomam o cuidado de assegurar que as batatas estejam quentes e recém-preparadas ao armar os pacotes, disse ela. E normalmente são entregues em até 30 minutos, o que ajuda a evitar que murchem no caminho, disse Brady.

Leia também:

"A primeira preocupação de todos era: a batata frita vai chegar quente e apetitosa?", disse ela, em entrevista. Mas os clientes estão tendo uma ótima experiência, completou.

Com tanto em jogo, o McDonald's não pode errar. A empresa vê as entregas em domicílio como um mercado de US$ 100 bilhões que poderia ajudar a manter o crescimento nos EUA. Alguns investidores têm se preocupado com a possível desaceleração da expansão do McDonald's: as ações da gigante do ramo de fast food caíram na terça-feira após a divulgação de receitas domésticas inferiores às estimativas de Wall Street.

O McDonald's expandiu seu serviço de entregas a mais de 5.000 estabelecimentos dos EUA após um pequeno teste na Flórida, no ano passado. O CEO Steve Easterbrook, no comando desde 2015, também avalia um novo aplicativo móvel para ajudar a manter a fidelidade dos clientes.

Campeões de vendas

Entre os demais campeões de vendas do serviço de entregas do McDonald's nos EUA estão o Big Mac, o duplo cheeseburger e os McNuggets.

Os clientes do serviço de entrega também são mais propensos às sobremesas, disse Brady. Itens como o McFlurry -- outro que precisa desesperadamente ser entregue com rapidez -- têm ajudado a tornar a compra média duas vezes maior que na loja. Além disso, o UberEats cobra uma taxa de reserva, normalmente de cerca de US$ 5, que pode variar segundo a localização.

Outra peculiaridade dos clientes da entrega: é maior a propensão de que peçam McDonald's para o jantar. Cerca de 60% das entregas são feitas a partir das 16 horas -- fatia maior que nos restaurantes.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos