IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Startup familiar tenta revolucionar trading de commodities

Jasmine Ng e Yoolim Lee

28/02/2018 12h42

(Bloomberg) -- Até mesmo para a Ásia, onde os negócios costumam ser um assunto familiar, a SourceSage, uma startup de tecnologia com sede em Cingapura, é incomum.

O cofundador, Jian Min Sim, 29, tem todas as características de um jovem empreendedor - ele é um ex-pesquisador de aprendizagem de máquinas e fez mestrado em Engenharia na Universidade de Oxford. Mas seu sócio é o pai dele, John Sim, 63, que tem três décadas de experiência em compra e venda de commodities.

Juntos, eles estão tentando revolucionar um dos negócios de trading menos transparentes do mundo, começando pelo setor oleoquímico, de US$ 19 bilhões, que transforma líquidos derivados de dendezeiros em ingredientes para detergente, sabão e produtos de higiene pessoal.

A startup, fundada em 2015, fornece informações sobre o mercado e conecta compradores e vendedores de matérias-primas. O filho arquiteta a estratégia como CEO. O pai desenvolve as divisões de corretagem e trading da empresa. A companhia já dá lucro, segundo Jian, e conta com a Cargill e a Wilmar International entre seus 10.000 clientes em 102 países.

Revolução

Muitos mercados de commodities físicos estão prontos para serem transformados pela tecnologia. Ao contrário das ações, cujos preços normalmente são determinados em bolsas altamente regulamentadas, a maioria das commodities de nicho não foi examinada de modo intenso pelos reguladores porque tem um valor relativamente menor e por causa da grande distância geográfica entre a produção, a exportação, o processamento e os usuários finais.

A SourceSage entra em uma lista crescente de startups que estão tentando revolucionar esse modelo, em grande parte tendo como alvo commodities específicas em um país ou região, como a mysteel.com (aço) e a zhaosuliao.com (plástico) na China, ou a FarmLead (safras) na América do Norte.

A startup de Cingapura compila e verifica os preços das commodities de fontes on-line e off-line e distribui dados em tempo real e análises semanais dos mercados através de seu aplicativo, seu site e seu terminal. Um chatbot, Amanda, ajuda os usuários a navegar pelo aplicativo. Eles podem procurar dados sobre produtos químicos, azeite & gordura, oleoquímicos, petroquímicos, frete & logística e aço & minério de ferro, segundo mostra o aplicativo.

Peixe pequeno

Contudo, a SourceSage é um peixe pequeno no mercado global de commodities, e Jian não considera que ela seja uma grande concorrente para os gigantes consolidados de informação de preços, mas uma plataforma para operadores menores que não podem pagar muito pelas informações do mercado. Ele defende a teoria de Clayton Christensen de que a inovação revolucionária começa no extremo inferior do mercado.

Pai e filho também desafiam outros estereótipos sobre startups. Em um escritório cheio de funcionários jovens de camiseta, Jian usa terno e chama o pai pelo nome em situações profissionais. John é mais informal e faz piadas sobre como ele está perdendo os cabelos grisalhos por causa do estresse de dirigir uma startup na idade dele.

"Esta empresa é um equilíbrio incomum entre prudência e ambição", disse Paul Santos, sócio administrativo da Wavemaker Partners, que investiu na SourceSage. "Jian é gentil e educado, então é fácil esquecer que, por trás dessa fachada, há muita determinação e um caráter resoluto."