IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Cresce ambição da Apple com fones de ouvido de ponta: Fontes

Mark Gurman e Debby Wu

05/03/2018 10h55

(Bloomberg) -- Os fones de ouvido AirPods, da Apple, fizeram um sucesso surpreendente. Agora, a empresa planeja incursionar pelo mercado de alto nível.

A gigante da tecnologia com sede em Cupertino, na Califórnia, está desenvolvendo um fone de ouvido extra-auricular com cancelamento de ruído que rivaliza com os fones de líderes de mercado, como a Bose, e até mesmo com a marca Beats by Dre, pertencente à Apple, de acordo com pessoas familiarizadas com o desenvolvimento do produto. A companhia planeja lançar o fone já no final deste ano, mas enfrentou dificuldades que poderiam adiar o lançamento, disseram as pessoas.

O trabalho no fone de ouvido da Apple foi intermitente durante os últimos 12 meses. A empresa encontrou problemas semelhantes com o HomePod durante o desenvolvimento e precisou modificar o projeto diversas vezes, de acordo com as pessoas. É possível que a Apple faça um novo projeto do fone de ouvido antes do lançamento ou até que desista dele, advertiram as pessoas, que pediram anonimato ao falar sobre o trabalho de desenvolvimento, que é privado.

Um porta-voz da Apple não quis comentar.

Os planos mais recentes se referem a fones de ouvido direcionados ao mercado de alto nível, imitando a abordagem da Apple com o alto-falante HomePod, de US$ 349, lançado no início deste ano. Além do cancelamento de ruído, a Apple planeja incluir um recurso de emparelhamento sem fio semelhante ao dos AirPods, de acordo com as pessoas a par do desenvolvimento do produto.

Este seria o mais recente de uma longa linha de produtos e serviços da Apple com foco na música. O iPod e a iTunes Store revolucionaram a forma de consumo da música, com downloads digitais em vez de CDs físicos. A maior aquisição da empresa foi a compra da Beats, por US$ 3 bilhões, em 2014 - uma transação que vinculou a Apple aos fones de ouvido de ponta e ao streaming de música. O som do HomePod recebeu avaliações excelentes neste ano, e a Apple já está preparando outros acessórios de áudio, como uma nova versão resistente à água dos AirPods e um novo chip wireless que permite a ativação de voz "Hey Siri".

Por enquanto, os AirPods têm sido um dos principais motores do recente sucesso do segmento "Outros produtos" da Apple. Essa categoria, que inclui AirPods, fones Beats e os acessórios Apple Watch, Apple TV e iPad, gerou mais de US$ 5 bilhões em receita pela primeira vez no primeiro trimestre fiscal da empresa, representando um crescimento de 36 por cento em relação ao ano anterior. Dentro dessa categoria, as vendas de produtos de vestir, que incluem o Apple Watch e os fones de ouvido AirPods e Beats, subiram 70 por cento no ano passado, anunciou a Apple em uma conferência de resultados recente.

Os fones de ouvido da marca Apple aparentemente canibalizariam os fones de ouvido da marca Beats, embora a Beats também ofereça fones de ouvido sem fio de menor preço, que não competirão diretamente com o novo produto. Os fones de ouvido sem fio Beats voltados para atletas ainda parecem estar vendendo bem, apesar da popularidade dos AirPods.