IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Portugal planeja leilões para licenças de prospecção de lítio

Joao Lima

05/03/2018 09h45

(Bloomberg) -- Portugal planeja leilões para licenças de prospecção de lítio neste ano. O país tenta capitalizar o crescente interesse pelo recurso natural, impulsionado pelo uso em baterias de veículos elétricos.

"Portugal está entre os países do top 10 em termos de reservas de lítio", disse o secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, em entrevista. Com este recurso, Portugal poderia fazer parte da estratégia que a União Europeia está desenvolvendo para as baterias, disse.

Mesmo que Portugal desenvolva suas reservas de lítio, é provável que esta produção represente uma fatia bastante pequena do mercado global. A reserva total do país é de 60.000 toneladas, contra um total global de 16 milhões, segundo relatório do Serviço de Pesquisa Geológica dos EUA (USGS, na sigla em inglês).

Nos leilões, o governo português tentará atrair mais investimentos buscando propostas que não se limitem à exploração das reservas de lítio, e sim que englobem o desenvolvimento de projetos industriais, o que pode incluir fábricas de baterias, por exemplo, disse Sanches.

"Queremos que o máximo possível do trabalho sobre o recurso seja feito dentro da economia portuguesa", disse Sanches. O governo atualmente está organizando os primeiros leilões para prospecção e posteriormente virá a fase de exploração, disse.

Sanches apresentará a estratégia do país durante a Convenção da Associação de Prospectores e Desenvolvedores do Canadá, em Toronto, nesta semana.

"Os mais de 40 pedidos de licenças mostram que existe um grande interesse por este recurso", disse o secretário. "Essas empresas estão muito interessadas. Certamente veem viabilidade econômica."

--Com a colaboração de Jack Farchy