Bolsas

Câmbio

Amazon quer imitar PayPal e firmar parcerias com bancos

Spencer Soper

(Bloomberg) -- A Amazon.com quer atrair mais clientes que fazem compras sem usar dinheiro vivo, como os millennials que usam muita tecnologia, a fim de reduzir suas despesas em transações, copiando uma estratégia estabelecida pela PayPal Holdings.

A gigante do comércio eletrônico está negociando com o JPMorgan Chase Financial, o Capital One Financial e outros bancos para criar novas contas on-line, de acordo com duas pessoas a par do assunto. As negociações refletem acordos fechados pela PayPal, que vê mais potencial de crescimento alinhando-se com bancos e empresas de cartões de crédito, em vez de lutar contra eles.

A PayPal demonstrou que as pessoas que compram produtos e movimentam fundos pela internet com frequência estão dispostas a deixar parte do dinheiro nas contas da PayPal, especialmente os jovens que não têm contas bancárias tradicionais, porque eles têm certeza de que gastarão esse dinheiro mais tarde. É provável que a Amazon pretenda convencer os clientes a deixarem o dinheiro de reembolsos e créditos do programa de recompensa em contas similares da Amazon, dinheiro que eles poderão gastar depois na Amazon, disse Gil Luria, analista da DA Davidson & Co.

Se os clientes usarem uma conta da Amazon, em vez de um cartão de crédito, isso reduziria as taxas que a Amazon paga para empresas de cartões de crédito, bancos e processadores de pagamento, normalmente 2,9 por cento de cada transação. A empresa poderia economizar esse gasto e reduzir a burocracia regulatória estabelecendo parcerias com bancos para criar essas contas.

"As pessoas confiam na Amazon e usam o site com tanta frequência que ficarão à vontade deixando algum dinheiro na Amazon", disse Luria. "Isso poderia ajudar a Amazon a melhorar a lucratividade, economizando o dinheiro das taxas."

O Venmo, aplicativo gratuito de pagamento da PayPal, popular entre os jovens para dividir o aluguel e as contas de restaurante, destacou o potencial para as empresas de tecnologia fornecerem novas ferramentas financeiras. O Venmo processou US$ 10,4 bilhões em pagamentos no quarto trimestre, um aumento de 86 por cento em relação ao ano anterior.

A PayPal está expandindo o serviço para que ele possa ser usado com mais de 2 milhões de comerciantes dos EUA que pagam à PayPal uma taxa por cada transação. O objetivo é que as pessoas deixem dinheiro nas contas do Venmo, sabendo que vão gastá-lo depois, tornando essas transações mais lucrativas para a PayPal do que os pagamentos efetuados por meio de serviços que estão vinculados a cartões de crédito ou de débito.

No ano passado, a Amazon introduziu o Prime Reload, que oferece aos clientes um bônus de 2 por cento quando usam seu cartão de débito para transferir fundos de uma conta bancária para um saldo na Amazon usado para fazer compras no site. Essa iniciativa ajuda a Amazon a pagar menos em taxas para redes de cartões como Visa e Mastercard.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos