IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Investidores apostam US$ 300 mi em uso de criptomoeda em energia

Christopher Martin

06/03/2018 11h11

(Bloomberg) -- Investidores destinaram US$ 300 milhões desde o início do terceiro trimestre a aplicações que permitirão que as pessoas comprem e vendam energia com criptomoedas, segundo a GTM Research.

Metade do total veio em janeiro e atualmente há 122 empresas desenvolvendo produtos ou serviços para o setor de energia, informou a empresa de pesquisa com sede em Boston, em relatório, na segunda-feira.

Essas empresas apostam que as pessoas usarão cada vez mais o bitcoin e outros tipos de moedas criptografadas para tudo, desde a venda de energia solar de painéis instalados em telhados até recargas de veículos elétricos, disse Colleen Metelitsa, analista de rede da GTM, em comunicado, na segunda-feira. A maioria delas está projetando sistemas que funcionam com base na chamada camada de blockchain, que pode usar diversos tipos de moedas digitais.

"A capacidade do blockchain de tirar a distribuidora de energia do papel de intermediária tem seu encanto", disse Metelitsa.

A maioria dos participantes desse mercado incipiente está desenvolvendo ferramentas para transações de energia ponto a ponto. Entre os demais tipos de transações com blockchain estão a negociação de créditos de energia renovável ou de energia no atacado. A WEX e a FleetCor Technologies, fornecedoras de vales-combustível para veículos de frota, também estudam transações com blockchain.

As distribuidoras de eletricidade e outros apoiadores estimam que essas tecnologias poderão acelerar as transações financeiras e melhorar a eficiência, mas ainda não está claro se esses investimentos compensarão, disse.

"Ainda não foi comprovado se o blockchain poderá aumentar a eficiência ou agregar valor às principais soluções de plataforma das distribuidoras de eletricidade", disse Metelitsa.