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Toyota quer oferecer serviço tipo Uber para táxis de Tóquio

Kevin Buckland

09/03/2018 12h01

(Bloomberg) -- Prever a demanda tem sido uma parte fundamental da estratégia da Uber Technologies para revolucionar as empresas de táxi e transporte. Agora, a Toyota Motor aposta que poderá direcionar os motoristas com a mesma eficiência.

A maior fabricante de automóveis da Ásia começou a testar no mês passado um novo sistema para despachar táxi usando dados de smartphones, a localização dos veículos, padrões meteorológicos e outros fatores para determinar a distribuição mais eficiente da frota de táxis de Tóquio. O projeto, que inclui a startup de pedidos de táxi Japan Taxi, a operadora de telecomunicações KDDI e a Accenture, tem uma taxa de precisão de 94 por cento, anunciaram as empresas em comunicado nesta sexta-feira.

Embora a Toyota tenha apoiado a Uber, que tem sede em São Francisco, como investidora e parceira, a fabricante de automóveis também fez investimentos na Japan Taxi, uma rival da Uber dirigida pelo presidente do conselho da maior operadora de táxis de Tóquio. Akio Toyoda, presidente da Toyota, acredita que os dados serão uma parte fundamental do futuro da empresa e buscou estabelecer parcerias com empresas de tecnologia.

Uma das principais diferenças entre os mercados tradicionais dominados pelos táxis e aqueles com serviços de transporte particular é a disponibilidade de transporte durante os horários de pico, especialmente quando chove. Em momentos assim, geralmente fica mais difícil encontrar táxis. Usando software e preços flexíveis, Uber e rivais como Lyft, Grab e Didi podem direcionar os motoristas para áreas com maior demanda, aumentando a eficiência e os lucros. Durante o programa-piloto da Toyota e da Japan Taxi, os motoristas que utilizam o sistema conseguiram aumentar suas vendas em cerca de 20 por cento, melhor do que a média de 9 por cento, afirmou a empresa com sede na cidade de Toyota.

A Toyota começou a instalar seus dispositivos TransLog em 500 táxis da região de Tóquio no ano passado. Futuramente, o serviço baseado em IA será expandido para mais táxis, e a meta é realizar uma implementação completa neste ano. Além do serviço mais recente, a coleta de dados de condução e vídeo em tempo real permitiriam a construção de mapas dinâmicos que poderiam acelerar a adoção da direção autônoma, entre outras coisas.

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