IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Uber aposta na Índia em acordo com celebridade do críquete

Saritha Rai

09/03/2018 11h57

(Bloomberg) -- A Uber Technologies nomeou o capitão de críquete da Índia -- uma das celebridades esportivas mais caras do mundo -- embaixador da marca, sinalizando que, apesar de ceder terreno no Sudeste Asiático, a empresa ainda tenta crescer no subcontinente.

Virat Kohli seria o primeiro embaixador da marca na Índia em "uma iniciativa única em toda a região Ásia-Pacífico", afirmou a Uber em anúncio nesta sexta-feira.

A Uber baterá de frente com a rival Ola, com sede em Bangalore, na Índia, cuja empresa controladora ANI Technologies também é apoiada pela SoftBank Group. A Uber tem bases em 31 cidades da região e a Ola está em mais de 100 cidades.

A SoftBank, que investiu cerca de US$ 9 bilhões na Uber, informou que gostaria que a empresa se concentrasse nas regiões geográficas dos EUA e da Europa. Em sua primeira turnê pela Ásia, no mês passado, o CEO Dara Khosrowshahi sinalizou que não deverá seguir o conselho ao afirmar que a empresa de carona compartilhada continuará investindo na região.

No entanto, a Grab, serviço de carona compartilhada dominante no Sudeste Asiático, também apoiado pela SoftBank, está perto de fechar um acordo para aquisição dos negócios da Uber na região e pode assinar contrato nesta semana ou na próxima, segundo pessoas a par do assunto.

Uber e Ola também começaram a negociar um acordo, segundo reportagem da Bloomberg de fevereiro. Uma fusão na Índia, contudo, pode enfrentar resistência dos órgãos reguladores, dada a falta de rivais viáveis no ramo de carona compartilhada.

A contratação de Kohli provavelmente dará grande impulso à marca, já que o apelo do jogador de críquete de 29 anos não tem fronteiras de idade, língua e demografia cultural neste país em que as estrelas do críquete são vistas como deuses. Ele é a celebridade mais valiosa do país, com valor de marca de US$ 144 milhões, segundo relatório de dezembro da assessoria de avaliação global Duff & Phelps.

Em poucos minutos, um tuíte de Kohli dizendo estar ansioso para um "innings bem-sucedido com a Uber India", usando um termo do críquete referente às divisões da partida, e "animado para sentar no banco de trás" recebeu milhares de curtidas. O atleta tem 23,5 milhões de seguidores no Twitter.

A nova parceria de marketing "ressalta o compromisso da empresa de atender bilhões de pessoas no país nos próximos anos", afirmou a Uber.