Bolsas

Câmbio

Pioneira dos swaps avança com startup de criptomoedas

Matthew Leising

(Bloomberg) -- Uma startup de criptomoedas financiada por uma pioneira dos swaps de crédito acaba de dar dois grandes passos para oferecer novos contratos de derivativos para o ether e o bitcoin.

A TrueDigital, uma bolsa criada por Sunil Hirani, fechou parceria com a ConsenSys para criar uma taxa de referência para o ether, informaram as empresas, em comunicado, nesta segunda-feira. Essas referências são um passo fundamental, porque oferecem o preço usado pelos traders para calcular valores de derivativos como os que a TrueDigital deseja lançar para o ether, a segunda maior criptomoeda.

A TrueDigital informou também que pediu permissão à Comissão de Negociação de Futuros de Commodities do EUA para oferecer contrato a termo de moeda (NDF) para o bitcoin.

Já existem derivativos para criptomoedas, e provavelmente os mais famosos sejam os futuros lançados por Cboe Global Markets e CME Group em dezembro. Mas a chegada de Hirani é importante, porque ele ajudou a fundar a Creditex Group, uma das principais corretoras de swaps de crédito, comprada pela Intercontinental Exchange por mais de meio bilhão de dólares há uma década. Ele é o CEO da TrueEX Group, uma plataforma de negociação de swaps.

A infraestrutura de trading de bitcoin, ether e outras moedas digitais é incipiente, e os mercados têm enfrentado uma série de problemas, como ataques hackers, roubos de recursos e quedas de sistema quando há negociações intensas. Levando isso em consideração, Hirani disse em entrevista que está concentrado em oferecer aos clientes institucionais acesso a produtos digitais de balcão, porque foi assim que mercados maduros como energia, commodities e moedas se desenvolveram.

"Não podemos sair dizendo que faremos tudo em um dia, é preciso começar de algum lugar", disse. "Queremos serenidade em relação a isso."

A exemplo dos contratos futuros de bitcoin da Cboe e da CME, os NDFs de bitcoin da TrueDigital serão liquidados em dinheiro. Alguns usuários do mercado estão pedindo um contrato de futuros que entregue bitcoin real se mantido até o vencimento. Hirani não revelou se esse é o plano da TrueDigital, mas acrescentou que "parece haver muita demanda dos usuários finais e dos formadores de mercado por um contrato com entrega física".

A taxa de referência do preço do ether será criada por um grupo de seis a 12 empresas formadoras de mercado, disse Hirani. Em contrapartida, Cboe e CME usam preços derivados de bolsas para seus futuros de bitcoin.

A ED&F Man Holdings planeja oferecer aos clientes serviços de corretagem preferencial pelos contratos da TrueDigital, disse Brooks Dudley, vice-presidente de risco da empresa. "Os NDFs de ativos digitais são o próximo passo lógico dos investidores institucionais que buscam exposição ao bitcoin e a outras moedas digitais", disse Dudley, em comunicado enviado por e-mail.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos