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Fabricante de vodca aposta na tequila e no mezcal nos EUA

Jennifer Kaplan

(Bloomberg) -- Uma empresa que é sinônimo de vodca está apostando na tequila e no mezcal, um sinal da crescente popularidade dessas bebidas nos EUA.

A SPI Group, empresa responsável pela vodca Stolichnaya, está criando suas próprias marcas de tequila e mezcal nos EUA. A ideia é capitalizar a mudança dos consumidores em favor das bebidas mexicanas, que superaram a vodca e outros destilados, antes dominantes nos bares.

É a primeira vez que a empresa desenvolve marcas próprias do início ao fim. Nos últimos anos, a SPI Group, de capital fechado, adquiriu os direitos de distribuição e comercialização de marcas consolidadas, como os vinhos Achaval-Ferrer e Arinzano, o rum Bayou e o bourbon Kentucky Owl. O amplo portfólio de destilados é essencial para atender clientes que exigem variedade, segundo o CEO Hugues Pietrini.

"Vimos com muita clareza a oportunidade de desenvolver nosso próprio programa e criar uma nova marca na categoria", disse Pietrini em entrevista por telefone. Ele disse que há uma energia especial pelos destilados baseados em agave em mercados como os EUA.

"Há um grande movimento nesses mercados em torno da mixologia", disse.
Um produto chamado Cenote Tequila começa a ser vendido neste mês -- disponível nas versões blanco, reposado e añejo -- e a variedade cristalino estará disponível no fim do ano. A empresa também lançará a SeBusca Mezcal nas variedades añejo, reposado e joven.

Crescimento rápido

A tequila e o mezcal vêm crescendo a um ritmo rápido, enquanto o crescimento do volume da vodca perde força. Os volumes de tequila subiram 8,5 por cento de 2016 a 2017, segundo o Distilled Spirits Council, uma organização comercial dos EUA. Os volumes de vodca, por sua vez, cresceram apenas 2,2 por cento.

As maiores destilarias do mundo, Diageo e Pernod Ricard, têm feito aquisições para lucrar com a tendência. A Bacardi também entrou no páreo com a compra da Patron Spirits International, no início do ano, acordo que avaliou a empresa em US$ 5,1 bilhões.

A SPI Group, conhecida como Stoli, decidiu criar sua própria marca. Pietrini, que assumiu o cargo de CEO há cerca de um ano com a promessa de expandir o portfólio da empresa, disse que a estratégia permite que a fabricante de destilados com sede em Luxemburgo se concentre em desenvolver produtos com os melhores ingredientes.

"Estamos muito entusiasmados", disse. "Hoje o cliente não quer apenas vodca."

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