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Indústria da música tem crescimento mais rápido em 23 anos

Lucas Shaw

23/03/2018 14h36

(Bloomberg) -- A indústria da música registrou o crescimento mais rápido desde que os grupos Boyz II Men e Hootie & the Blowfish lideravam as paradas de sucesso, há 23 anos.

As vendas de músicas gravadas subiram 17 por cento no ano passado nos EUA, para US$ 8,7 bilhões, segundo ganho consecutivo de receita doméstica, informou na quinta-feira a Associação da Indústria Fonográfica dos EUA (RIAA, na sigla em inglês).

Serviços de assinatura como Spotify e Apple Music lideram e as receitas com streaming pago subiram 63 por cento, para US$ 4,09 bilhões. Os serviços de streaming, incluindo rádios on-line, atualmente representam quase dois terços das receitas do setor. As vendas de CDs e outros formatos físicos aparecem em segundo lugar, com 17 por cento.

A indústria da música espera que esse crescimento continue. A Amazon.com, a Pandora Media e o YouTube, da Alphabet, estão entrando no mercado com serviços pagos. O streaming, lançado no mercado pela primeira vez há uma década, está resgatando gravadoras que enfrentavam dificuldades após anos de quedas nas vendas de CDs. As vendas on-line de músicas e álbuns do iTunes não vinham sendo suficientes para parar o sangramento.

A Spotify Technology, proprietária do maior serviço pago de música do mundo, planeja vender ações na Bolsa de Valores de Nova York no mês que vem.

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