ipca
-0,21 Nov.2018
selic
6,5 31.Out.2018
Topo

BMW planeja programa piloto de carro por assinatura nos EUA

Gabrielle Coppola

26/03/2018 15h41

(Bloomberg) -- A BMW lançará um programa piloto de assinatura de automóveis na semana que vem, no Estado do Tennessee, nos EUA. É uma nova proposta nos esforços das montadoras para testar novos modelos de compra, uma vez que aplicativos de transporte individual e smartphones estão abalando o varejo tradicional de veículos.

O serviço Access by BMW será oferecido por uma concessionária da marca na cidade de Nashville a partir de 2 de abril, de acordo com uma pessoa com conhecimento dos planos da companhia e que pediu anonimato porque a informação ainda não é pública.

As montadoras buscam maneiras de atingir os jovens, cujos hábitos de consumo e transporte estão sendo moldados por gigantes do Vale do Silício como Uber Technologies e Airbnb. A BMW segue os passos da divisão Cadillac da General Motors (que lançou o serviço por assinatura Book em janeiro de 2017) e Care by Volvo (que reúne leasing, seguro e manutenção em um só pagamento mensal).

O presidente da BMW na América do Norte, Bernhard Kuhnt, informou que a companhia contemplava o serviço em janeiro, durante o Salão do Automóvel de Detroit. Um porta-voz afirmou que a BMW planeja um programa piloto de assinatura para 2018, mas se recusou a divulgar detalhes.

Os serviços de assinatura permitem que os clientes troquem de carro quantas vezes desejarem, em vez de se comprometerem com um só veículo comprado ou adquirido em sistema de leasing. As mensalidades geralmente são mais caras do que nos contratos tradicionais de leasing porque cobrem seguro e manutenção.

Não é a primeira investida da BMW em novos modelos de transporte. Em janeiro, a divisão de financiamento da montadora lançou um programa flexível de leasing sob o qual os proprietários de veículos BMW e Mini nos Estados da Califórnia, Washington e Oregon podem compartilhá-los ou usá-los para trabalhar como motoristas para aplicativos de transporte. Os contratos de leasing foram elaborados para ajudar a BMW a se integrar ao "tecido da economia compartilhada", de acordo com comunicado divulgado na ocasião.

Mais Economia