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Apple enfrenta Google no setor de educação com iPad de US$ 299

Mark Gurman

28/03/2018 15h05

(Bloomberg) -- A Apple entrará em concorrência direta com o Google no setor de educação, mercado que a fabricante do iPhone ajudou a criar, mas depois deixou de lado.

Pela primeira vez em vários anos, a Apple lançou um hardware específico para o setor da educação: um novo iPad que compete com os laptops Google Chromebook baratos que se popularizaram nas escolas. A Apple também lançou um novo serviço de educação chamado Schoolwork, que concorrerá com o software Classroom, do Google.

O novo iPad tem uma tela de 24,6 centímetros e custa US$ 299 para estudantes e escolas e US$ 329 para outros usuários. Ele é o primeiro modelo além do Pro iPad que suporta o acessório Apple Pencil. Novas versões dos aplicativos de produtividade iWork funcionarão com o lápis, que custa US$ 89 para estudantes, US$ 10 abaixo do preço normal.

Greg Joswiak, executivo da Apple, disse que o novo iPad é "mais rápido que praticamente qualquer Chromebook" durante evento em uma escola de Chicago, na terça-feira. É a primeira vez que a Apple realiza um lançamento de produto voltado à educação desde 2012, quando apresentou uma ferramenta para projetar e-books para o iPad.

Ontem, antes do anúncio da Apple, o Google e a parceira AsusTek Computer anunciaram um tablet de US$ 329 com o mesmo sistema operacional do Chrome que roda nos Chromebooks. A maioria dos tablets que não são da Apple rodam o sistema operacional para dispositivos móveis Android, do Google.

A Apple respondeu por 17 por cento das remessas de itens de computação móvel para estudantes americanos do jardim de infância ao Ensino Médio, segundo dados do terceiro trimestre de 2017 publicados pela Futuresource Consulting. Os aparelhos que rodam sistemas operacionais do Google mantinham 60 por cento do mercado e os PCs com Windows, 22 por cento. Apesar de os Macs e iPads representarem menos de 20 por cento das vendas combinadas da Apple, estudantes e professores são um mercado-chave para estimular futuras aquisições.

A executiva de marketing Susan Prescott anunciou um novo aplicativo chamado Schoolwork para iPads que ajuda professores a distribuírem trabalhos e monitorarem o progresso dos alunos. A fabricante do iPhone também revelou um novo serviço chamado ClassKit que permite que os desenvolvedores criem aplicativos que se integram ao serviço Schoolwork. Isso permitirá que os professores enviem estudantes a partes específicas dos aplicativos para fazer trabalhos em sala ou para acessar materiais. Os novos aplicativos estarão disponíveis em junho, segundo a Apple.

A empresa também anunciou que as contas dos estudantes na Apple por meio das escolas receberão 200 gigabytes de armazenamento gratuito no iCloud em vez dos 5 gigabytes regulares. O serviço G Suite for Education do Google oferece armazenamento ilimitado em nuvem e os novos Chromebooks vêm com 100 gigabytes de armazenamento gratuito por dois anos.

Com o iPad mais barato e a nova plataforma educativa, a Apple aposta em uma mudança de posição na área de educação, mas o tablet mais barato também pode ajudar a estimular as vendas do iPad.

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