Bolsas

Câmbio

Firma de inteligência artificial do Google se expande em Paris

Jeremy Kahn

(Bloomberg) -- A DeepMind, empresa de pesquisa em inteligência artificial sediada em Londres e controlada pela dona do Google, a Alphabet, está montando um novo laboratório, desta vez em Paris.

O laboratório será o primeiro da companhia na Europa Continental. A unidade será chefiada por Remi Munos, um dos principais cientistas da DeepMind, que também atua no centro de inovação científica INRIA, em Lille, na França. A informação foi divulgada pelo cofundador e presidente da DeepMind, Demis Hassabis.

"Com o foco do governo francês em IA e excelência em pesquisa, o país veio à tona como destino importante para cientistas e engenheiros de primeira linha, criando uma comunidade de pesquisa produtiva e que evolui muito bem", afirmou Hassabis.

Segundo ele, o novo laboratório em Paris inicialmente se concentrará em aprofundar o trabalho anterior de Munos na criação de agentes de software capazes de aprender a executar diversas tarefas em sequência e também em pesquisas anteriores do cientista sobre novos tipos de algoritmos de reforço de aprendizado.

Recentemente, a DeepMind também abriu outros laboratórios em Edmonton e Montreal, no Canadá, e também na própria sede da Alphabet em Mountain View, na Califórnia.

A DeepMind é mais conhecida pela programação do software inteligente que derrotou os melhores jogadores do mundo de Go, um jogo muito antigo de estratégia. Antes se pensava que era impossível um computador dominar o jogo por causa do número de possíveis movimentos. A façanha da DeepMind é considerada um marco importante no desenvolvimento de inteligência artificial.

A companhia fundada em 2010 atualmente emprega aproximadamente 700 pessoas, a maioria na sede em Londres, onde o foco é a pesquisa fundamental em IA e aplicações práticas da tecnologia, incluindo projetos de aumento de eficiência em energia e saúde. O Google comprou a empresa em 2014, por um valor noticiado de 400 milhões de libras esterlinas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos