Bolsas

Câmbio

Anglo American suspende operação na Minas-Rio por 90 dias

Bloomberg News

(Bloomberg) -- Anglo American anunciou a suspensão das operações no sistema Minas-Rio, sua mina de minério de ferro brasileira, por cerca de três meses depois de vazamento de polpa.

A Anglo verificará os dutos para identificar outros pontos de fragilidade e considera que serão necessários cerca de 90 dias para uma inspeção completa. A empresa inicialmente disse que a parada poderia durar cerca de 30 dias.

"O impacto é difícil de julgar, considerando-se que quaisquer ações corretivas são ainda desconhecidas, o que poderia dificultar o tempo de reinício e aceleração da atividade, bem como quaisquer custos associados", disse Tyler Broda, analista da RBC Capital Markets.

A suspensão pode reduzir a entrega de minério de ferro de alta qualidade para o mercado global, prejudicando o fornecimento de um produto com demanda. As usinas na China estão comprando mais minério de ferro de alta qualidade para cumprir as diretrizes para conter a poluição.

A Anglo registrou dois vazamentos em minerodutos no mês passado. O primeiro foi em 12 de março perto de uma estação de bombeamento, seguido de um segundo no dia 29. A mineradora disse que os vazamentos eram de polpa de minério de ferro não perigosa e não houve feridos.

A Anglo planejava produzir de 13 a 15 milhões de toneladas métricas no sistema Minas-Rio em 2018, abaixo das 16,8 milhões de toneladas de 2017, de acordo com resultados divulgados em fevereiro. Após o último incidente, o Ibama disse que, embora a mina não tenha perdido sua licença, a empresa deve tomar medidas imediatas.

A mina é uma parte relativamente pequena dos negócios da Anglo e do mercado mundial de minério de ferro. A RBC espera que a mina registre um lucro operacional de US$ 224 mi este ano, apenas 2,4% do lucro total da empresa. Também disse que a mina é responsável por menos de 0,5% da oferta global.

Ações da empresa cediam 1,7% em Londres, às 6:56

(Atualizações com comentário do analista no terceiro parágrafo.)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos