Bolsas

Câmbio

Magnata russo se une à busca por bateria barata à base de sódio

Yuliya Fedorinova

(Bloomberg) -- O bilionário russo Oleg Deripaska está investindo em pesquisas para a próxima geração de baterias, que substituirá as unidades de íons de lítio usadas atualmente em telefones e carros e para armazenar energia de usinas solares.

A empresa do magnata, a En+ Group, dona de usinas de energia e maior fabricante de alumínio fora da China, está estudando a tecnologia de íons de sódio e de íons de grafeno e alumínio, disse Anna Korotchenkova, chefe de pesquisa e desenvolvimento, em entrevista em Moscou.

A produção de lítio precisa quadruplicar em uma década para atender à crescente demanda por baterias para alimentar os veículos elétricos, informou o Goldman Sachs no ano passado. Os preços quase quadruplicaram nos últimos três anos.

A tecnologia de íons de grafeno e alumínio pode ser mais adequada para substituir as baterias de íons de lítio em carros elétricos e aparelhos, e as unidades baseadas em sódio seriam melhores para armazenar energia solar e eólica, segundo Korotchenkova.

O sódio tem cerca de 70 por cento da intensidade energética do lítio, mas é mais barato, o que o torna mais útil na indústria, setor em que o tamanho é menos importante, disse. A En+ espera ter um primeiro protótipo até o fim do ano. O alumínio é abundante e tem três vezes a intensidade energética do lítio, disse Korotchenkova.

O investimento em pesquisas sobre baterias deve atingir 60 milhões de rublos (US$ 1 milhão) em três anos. Se tiver sucesso, a En+ usará as baterias à base de sódio em sua própria usina solar, em Abakan, e também as desenvolverá como um negócio separado.

Qualquer tecnologia com grafeno e alumínio que funcione pode ser vendida a produtoras internacionais de baterias. A En+ também pode buscar joint ventures.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos