Bolsas

Câmbio

Empresa transforma cocô de galinha e resíduos de madeira em energia

Brian Eckhouse

  • Getty Images/iStockphoto

(Bloomberg) -- Uma unidade da Veolia Environnement fechou acordo para operar e manter três usinas de energia no sudeste dos EUA que gerarão eletricidade a partir da queima de resíduos de madeira e de esterco de galinha.

A Veolia North America atualmente administra uma usina de energia em Lumberton, Carolina do Norte, que queima dejetos de frango e biomassa de madeira, atendendo a contrato de curto prazo com a Georgia Renewable Power.

Segundo acordo anunciado na terça-feira (3), a empresa receberá um contrato de 15 anos para operação e manutenção da instalação de 25 megawatts e também fechou negócio para administrar outras duas unidades na Geórgia.

As usinas que queimam cama de frango, como a mistura de resíduos é conhecida, não são comuns e a Georgia Renewable Power está disposta a construir mais unidades, disse David Shaffer, presidente e diretor de operações da Georgia Renewable Power, em entrevista. A instalação de Lumberton é uma antiga usina convertida que anteriormente queimava carvão.

"Estamos pensando em formas de incentivar iniciativas desse tipo em outras partes. Maryland tem legislação para o fosfato", disse Shaffer em entrevista. "Estão todos esperando para ver como faremos aqui."

A Georgia Renewable Power está construindo duas usinas de biomassa na Geórgia que deverão entrar em operação em meados de 2019. Cada instalação terá capacidade de 66 megawatts e usará 500 mil toneladas de materiais por ano, principalmente madeira de construção e de demolição, resíduos de lenha e dormentes de madeira de vias férreas.

A Veolia será responsável por operar e manter as usinas e a Georgia Power, uma empresa de serviços públicos da Southern Co., comprará a produção.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos