ipca
-0,09 Ago.2018
selic
6,5 19.Set.2018
Topo

BMW coloca clientes em carros de luxo por US$ 3.700 ao mês

Gabrielle Coppola

04/04/2018 13h37

(Bloomberg) -- O novo programa-piloto por assinatura da BMW nos EUA colocará os motoristas nos melhores carros da marca por até US$ 3.700 por mês. A fabricante alemã testa, assim, um novo modelo de propriedade com seus clientes mais exclusivos.

O serviço baseado em aplicativo -- que começa a funcionar em Nashville, no Tennessee, nesta semana -- oferece aos membros acesso ilimitado a uma frota de BMWs por uma taxa mensal fixa. O nível "M", o mais caro, coloca os motoristas ao volante de carros esportivos como o M5, que custa mais de US$ 100.000, enquanto a versão de US$ 2.000 por mês permite que os assinantes utilizem modelos campeões de vendas como o SUV X5, o Série 5 sedã e versões híbridas de ambos.

"A razão pela qual escolhemos o nível superior, especialmente o 'M', é que acreditamos que podemos aprender muitíssimo mais com essa clientela", disse Ian Smith, CEO da BMW Group Financial Services nas Américas, que administra o programa-piloto. "O principal aqui é aprender e garantir, com nossos revendedores parceiros, que estamos construindo um modelo de negócio sustentável a longo prazo, e não algo passageiro para este ano."

O programa-piloto Access by BMW segue os passos da marca Cadillac, da General Motors, que iniciou o serviço por assinatura Book em janeiro de 2017, e da Porsche, que lançou em outubro passado um programa-piloto que combina leasing, seguro e manutenção em um pagamento mensal. Ao permitir que os assinantes troquem de carro apertando apenas um botão, a BMW tenta atrair consumidores cujos hábitos de compras e transporte foram moldados por gigantes do Vale do Silício, como Uber e Airbnb.

O preço de US$ 3.700 para o nível mais elevado representa quase três vezes o custo dos pagamentos mensais do leasing de um sedã M5 2018 na região de Nashville -- embora o contrato de leasing exija pagamento inicial total de US$ 5.724. O preço da assinatura mensal inclui também manutenção, seguro e assistência rodoviária dos veículos.

Se o programa-piloto de Nashville for bem-sucedido, a BMW lançará uma terceira linha mais barata para ampliar o acesso ao serviço, disse Smith.

A BMW Financial Services arcará com o custo do programa-piloto e com o risco de depreciação dos veículos, enquanto a concessionária de Nashville se encarregará da manutenção, da limpeza e da entrega dos carros. A Clutch Technologies, que também respalda o programa-piloto de assinatura da Porsche, o Passport, administra o aplicativo móvel e realiza análises preditivas para possibilitar o funcionamento do serviço.

Mais Economia