Bolsas

Câmbio

Portugal tem 'espaço' para ultrapassar projeção de crescimento

Anabela Reis, Guy Johnson e Matthew Miller

(Bloomberg) -- Portugal pode ser capaz de ultrapassar a projeção de crescimento de 2,3 por cento de 2018 à medida que as exportações e o investimento aumentam, disse o ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral.

"Temos estado acima das previsões em termos de crescimento", disse Cabral em entrevista à Bloomberg Television, em Londres. "Temos algum espaço para ultrapassar a previsão. Mas queremos ser prudentes e não fazer previsões positivas demais."

Anteriormente, o governo havia previsto crescimento de 2,2 por cento para este ano quando apresentou o orçamento, em outubro. Cabral disse que o governo pretende reduzir o déficit orçamentário para 0,7 por cento do produto interno bruto em 2018.

O turismo e as exportações impulsionaram a economia portuguesa, ajudando o governo de minoria do país, do Partido Socialista, a reduzir o índice de desemprego e administrar o déficit orçamentário. O crescimento do ano passado, de 2,7 por cento, foi o maior desde 2000.

Apesar de o déficit orçamentário ter diminuído e de os custos dos empréstimos de Portugal terem caído, a carga de dívida do país continua sendo a terceira mais elevada da zona do euro, atrás das da Grécia e da Itália.

As mudanças na política de flexibilização quantitativa do Banco Central Europeu devem ser "muito suaves", disse Cabral.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos