ipca
-0,09 Ago.2018
selic
6,5 19.Set.2018
Topo

Vai um bolinho de grilo aí? Gigante canadense aposta nos insetos

Jen Skerritt

12/04/2018 12h19

(Bloomberg) -- A maior processadora de alimentos do Canadá está investindo em uma empresa que considera que grilos e insetos torrados são uma alternativa mais sustentável à carne.

A Maple Leaf Foods está oferecendo financiamento série A à Entomo Farms, uma empresa de Ontário que é a maior produtora de insetos para consumo humano da América do Norte. A Entomo -- cujo website apresenta receitas de muffins de mirtilo com farinha de grilo e bolinhos fritos e picantes de grilos -- informou em comunicado na quarta-feira que usará os recursos para expandir a produção de ingredientes à base de grilos e larvas da farinha para uso em barras de proteína, vitaminas batidas e molhos para massas.

As formas alternativas de proteína constituem um setor em rápida evolução. Startups e fornecedoras de alimentos consolidadas estão à procura de novos produtos que atraiam consumidores preocupados com o impacto ambiental da indústria da carne e adeptos de uma dieta saudável. Os grilos contêm aminoácidos essenciais e são ricos em nutrientes como ômega-3, cálcio e ferro. Além disso, usam menos terra, água e ração do que a criação tradicional de animais para consumo da carne na comparação quilo por quilo.

A Maple Leaf é uma das muitas grandes empresas que estão investindo nesta área. Em 2016, a Tyson Foods, a maior produtora de carne dos EUA, adquiriu 5 por cento da Beyond Meat, que promete hambúrgueres veganos que sangram e fazem o mesmo barulho que a carne bovina em contato com a chapa. No começo deste ano, a Loblaw, a maior rede de supermercados do Canadá, adicionou a farinha de grilo à sua linha de produtos President's Choice.

"Nosso investimento de capital de risco minoritário na Entomo condiz com nossa visão de ser a empresa de proteína mais sustentável do mundo", disse o CEO da Maple Leaf, Michael McCain, em comunicado. Os produtos Entomo e Maple Leaf continuarão separados.

Mais Economia