Bolsas

Câmbio

Menino prodígio do Google cria startup secreta de jogos sociais

Sarah Frier e Mark Bergen

(Bloomberg) -- O Google está desenvolvendo secretamente uma startup de jogos sociais, parte de seu empenho para criar novas empresas dentro do gigante das pesquisas na internet.

O fundador e coproprietário da nova empresa, chamada Arcade, é Michael Sayman, de acordo com pessoas familiarizadas com o assunto. Sayman é o prodígio de 21 anos que começou como estagiário do Facebook aos 17 anos e trocou a empresa pelo Google, da Alphabet, no ano passado. O primeiro aplicativo da Arcade, previsto para estrear no terceiro trimestre, terá alguns elementos de um jogo de conhecimentos gerais.

Um porta-voz do Google confirmou a existência da Arcade e afirmou que a companhia se concentra em "jogos móveis com amigos", sem entrar em detalhes sobre produtos específicos. "É um experimento em um estágio bastante inicial, então não há muitos detalhes para divulgar neste momento." A iniciativa faz parte da Area 120, uma divisão onde um grupo seleto de funcionários pode trabalhar em pequenas startups dentro do Google.

Os jogos da Arcade não estão vinculados às redes sociais existentes. Os usuários criam contas com o número de telefone, disse uma das pessoas. O Google considera investir em rede social porque, uma vez que um jogo atinge certo tamanho, ele se torna uma espécie de rede social em si, disse essa pessoa. O Google reduziu suas ambições relativas às redes sociais depois que seu clone do Facebook, o Google Plus, não deslanchou. Ainda assim, o gigante das pesquisas tem considerado outras formas de redes sociais, como experimentos com aplicativos como este, para manter os usuários mais jovens da internet móvel interessados pelos produtos da empresa.

Sayman entrou para o Google em agosto, originalmente para ser gerente de produto da equipe do Google Assistant. Depois de seu estágio no Facebook, ele foi contratado como engenheiro aos 18 anos e passou a trabalhar como um gerente de produto que frequentemente aconselhava colegas e executivos sobre o comportamento adolescente relativo à tecnologia.

Como parte da Area 120, Sayman conta com um orçamento para contratar funcionários e para marketing, design e finanças a fim de criar sua própria startup com menos risco, disseram as pessoas. Essas iniciativas no Google, que tem sede em Mountain View, na Califórnia, podem acabar sendo integradas à linha de produtos da empresa como um todo ou serem desativadas.

Iniciada em 2016, a Area 120 produziu algumas novas unidades diretamente na órbita do Google, como o Chatbase, que fornece software de análise de chatbot. Outros projetos já foram desativados, como um chamado Supersonic, que tentou transformar mensagens de voz em emojis.

--Com a colaboração de Ashlee Vance .

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos