Bolsas

Câmbio

Relatório propõe 'herança' de 10.000 libras a jovens britânicos

Andrew Atkinson

(Bloomberg) -- Os jovens do Reino Unido deveriam receber uma quantia em dinheiro de 10.000 libras (US$ 13.500) para ajudar a reduzir a diferença de riqueza em relação às gerações mais velhas, propôs um think tank nesta terça-feira.

A Resolution Foundation afirma que as pessoas deveriam receber uma "herança cidadã" em seu 25º aniversário para ajudá-las com depósitos para comprar residências, com custos de capacitação ou com o capital inicial para um novo negócio. O aporte seria financiado aumentando a quantia recebida pelo governo com a tributação das heranças.

O relatório pede também que os trabalhadores em idade de se aposentar continuem pagando as contribuições do seguro nacional -- um imposto de seguridade social -- para oferecer um aumento de 2,3 bilhões de libras ao Serviço Nacional de Saúde (NHS, na sigla em inglês), financiado pelo Estado.

"O contrato entre as gerações no Reino Unido está no coração da sociedade", disse David Willetts, ex-ministro de governo do Partido Conservador que preside a Resolution Foundation. "Como famílias, apoiamos financeiramente nossos filhos e nossos pais em diferentes momentos. Esperamos que o Estado apoie esses instintos naturais -- mas muitas vezes ele pende para a direção oposta. Muitos já não acreditam que o Reino Unido esteja cumprindo suas obrigações para com os jovens e os idosos."

O relatório foi preparado pela Comissão Intergeracional da fundação, que tem como membros a secretária-geral da federação sindical nacional Trades Union Congress, Frances O'Grady, e a diretora-geral da Confederação da Indústria Britânica, Carolyn Fairbairn.

O sentimento de injustiça aumentará a menos que seja tomada alguma medida, adverte o relatório, porque aqueles que não herdam bens ficam cada vez mais em desvantagem. Os jovens na faixa dos 30 anos não ganham mais do que a geração anterior, e as taxas de propriedade residencial caíram, sendo o aluguel e a permanência na casa dos pais as únicas opções para muitos após anos de disparada dos preços dos imóveis residenciais, segundo o relatório.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos