Bolsas

Câmbio

Componente minúsculo de smartphone eleva ação em 817%

Yu-Huay Sun

(Bloomberg) -- Uma fabricante taiwanesa de componentes usados em tudo, desde smartphones até computadores, passou a ter a ação mais badalada do mundo em meio à demanda crescente por seus produtos.

A Yageo deu um salto de mais de 800 por cento desde o início do ano passado, o maior entre as ações do índice global da MSCI, e ganhou US$ 8,1 bilhões em valor. A empresa, que produz capacitores e resistências essenciais para a regulação de fluxos elétricos em produtos eletrônicos, multiplicou os lucros em mais de cinco vezes em relação ao ano anterior no primeiro trimestre em meio a cortes de produção das concorrentes.

A produção desse tipo de componente tem sido reduzida na China devido a medidas do governo para combater a poluição, enquanto fabricantes japonesas líderes transferiram capacidade para outros produtos, criando um déficit que beneficiou a Yageo, segundo Allan Lin, vice-presidente assistente da Concord Securities.

O resultado é um aumento "assombroso" do lucro por ação, disse Lin.

Os analistas continuam otimistas em relação à empresa, que abastece companhias como Apple, Intel e Sony. Há 12 recomendações de compra das ações, nenhuma de manutenção e apenas uma de venda. A empresa divulgou um aumento de 99 por cento nas receitas em abril em relação ao ano anterior.

"O avanço de nossas ações é determinado pelo mercado com base em nossos resultados de lucros", disse Sandy Chang, porta-voz da Yageo, por telefone.

O presidente do conselho da empresa, Pierre Chen, tem participação de 7,7 por cento, segundo os dados mais recentes compilados pela Bloomberg.

--Com a colaboração de Sofia Horta e Costa e Young-Sam Cho .

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos