Bolsas

Câmbio

SpaceX adia segundo lançamento do Falcon Heavy para outubro

Dana Hull

(Bloomberg) -- Os fãs da SpaceX, ansiosos para assistir ao segundo lançamento do enorme foguete Falcon Heavy da empresa, vão ter que esperar mais alguns meses para assistir ao espetáculo que estava programado para junho.

A Força Aérea dos EUA planeja realizar sua missão Space Test Program 2 (STP-2) em outubro, disse uma porta-voz do Comando Espacial da Força Aérea em um e-mail. O objetivo era fazer o lançamento em junho, mas a data foi adiada devido aos testes de qualificação e às inspeções de engenharia que estão em andamento.

A Space Exploration Technologies, dirigida por Elon Musk, realizou seu primeiro voo de teste do Falcon Heavy em fevereiro, levando o Tesla Roadster cereja do CEO com um manequim vestido com um traje espacial no volante, em direção a uma órbita elíptica do Sol entre a Terra e Marte. A missão do Falcon Heavy para a Força Aérea será a primeira para um cliente pagante. O STP-2 tem vários objetivos, entre eles a demonstração das capacidades do novo foguete e o lançamento de vários satélites.

"Não é surpresa que a data marcada tenha sido adiada", disse Greg Autry, professor da University of Southern California e ex-funcionário da NASA na Casa Branca. "Um carregamento da Força Aérea é muito diferente de um Tesla Roadster."

Enquanto isso, a SpaceX está se preparando para o lançamento do satélite Bangabandhu da plataforma 39A no Kennedy Space Center da NASA na Flórida, nesta quinta-feira. A companhia de capital fechado realizou o recorde de 18 missões no ano passado e pretende fazer aproximadamente 30 lançamentos em 2018.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos