Bolsas

Câmbio

Reserva internacional de trigo está mais limitada fora da China

Jeff Wilson

(Bloomberg) -- O estoque internacional de trigo está em queda, segundo as últimas projeções dos EUA. Mas o tamanho da queda depende da forma de analisar os números.

O estoque mundial total cairá para 35,2 por cento do consumo no ano-safra 2018-2019, segundo projeções do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA, na sigla em inglês) publicadas na quinta-feira. A fatia é menor que a de 36,4 por cento da temporada atual.

No entanto, se desconsideradas as reservas da China, que não estão disponíveis para o mercado internacional devido às políticas internas de segurança alimentar, a situação fica com um aspecto muito mais precário.

Segundo o USDA, os estoques mantidos fora da China atingirão o menor nível desde 2008, ano em que os futuros de trigo foram negociados a um preço recorde, mais que o dobro do nível atual. Ao mesmo tempo, há perspectivas de aumento inexorável da demanda global pelo trigo, impulsionada pelo consumo na Ásia e na África. Considerando possíveis eventos climáticos significativos que prejudiquem as plantações, a possibilidade de retornar a preços de dois dígitos talvez não seja irreal.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos