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`Made for China', novo mantra da Hyundai para atrair compradores

Sohee Kim

(Bloomberg) -- Os projetistas da Hyundai Motor estão fazendo hora extra para adicionar energia e recursos de conexão aos seus carros. O objetivo é atrair consumidores jovens para reverter a queda nas vendas no maior mercado automotivo do mundo.

A empresa está expandindo um grupo de design de 25 membros na China com o objetivo de dobrar de tamanho e equiparar-se com as equipes da Europa e da Califórnia, disse Simon Loasby, que chefia a equipe. A maior fabricante de veículos da Coreia do Sul registrou queda de 31 por cento nas vendas na China no ano passado porque uma disputa política e a falta de novos modelos de alta tecnologia mantiveram os compradores longe de suas concessionárias.

"Temos que construir carros mais interessantes para animar as gerações atuais na China", disse Loasby, 50, em entrevista em Pequim. "Precisamos seguir em frente e ser mais corajosos -- tentar criar cada novo carro como um ícone, criar esse 'fator uau' que faria alguém desejar passar a mão nele."

Se cerca da metade da população de 1,4 bilhão da China tem menos de 40 anos, equipar os veículos com recursos on-line é crucial para o esforço da Hyundai para reconquistar terreno. Cada vez mais o que funciona na China tem potencial de ser atraente também em outros lugares porque os jovens consumidores urbanos do país estão criando tendências globais em termos de estilo de vida conectado à tecnologia.

A Hyundai está tentando reformular sua imagem depois que sua participação de mercado foi corroída pelas marcas alemãs e japonesas, e também por concorrentes chinesas locais. A fabricante de veículos demorou para reagir à mudança nas preferências dos consumidores dos sedãs para SUVs maiores e mais expansivos e se viu presa entre as marcas chinesas mais baratas e as marcas de luxo globais que lançaram modelos de entrada.

No Salão do Automóvel de Pequim, no fim do mês passado, a Hyundai apresentou um SUV ix35 com tela de 24 centímetros que permite que o usuário faça streaming de música e use serviços on-line populares entre os consumidores mais jovens, como Alipay e WeChat, da Tencent Holdings. O sistema de infoentretenimento do veículo também inclui serviços de conectividade da Baidu, como navegação, e permite que o motorista reserve uma vaga de estacionamento.

"A economia virtual é uma grande incógnita -- como ela afeta nossos clientes? O que eles querem nesse campo de uma marca como a nossa?", disse Loasby no evento em Pequim. "Eu torturo nossa gente e me torturo para descobrir isso."

A Hyundai também exibiu um novo sedã esportivo, o Lafesta, e um SUV compacto, o Encino. A fabricante planeja lançar mais adiante novos modelos específicos para a China e levar a marca de luxo Genesis ao maior mercado do mundo.

"A China está mudando muito rapidamente. Estamos realmente dando bastante atenção ao mercado chinês", disse Peter Schreyer, chefe de design da Hyundai e da marca afiliada Kia Motors, durante o evento em Pequim. "Nossa atitude é completamente diferente agora. Se há algo que o mercado quer, nós nos informamos bem e damos o nosso melhor para deixar as pessoas daqui felizes."

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