ipca
0,48 Set.2018
selic
6,5 19.Set.2018
Topo

Nasa prepara helicóptero autônomo para missão em Marte

Justin Bachman

14/05/2018 12h27

(Bloomberg) -- A Nasa trabalha por um futuro no qual os humanos caminharão na superfície de Marte. Mas primeiro tentará colocar um drone no ar.

O Mars Helicopter, uma pequena aeronave autônoma projetada especificamente para o planeta vermelho, será incluída na próxima missão rover da agência espacial, em 2020, para transmitir para cá uma visão panorâmica do solo marciano.

O helicóptero de 1,8 kg é "um projeto de alto risco e de alta recompensa", informou a Nasa em comunicado, na sexta-feira.

"A capacidade de ver com clareza o que há atrás da colina seguinte é crucial para os exploradores do futuro", disse Thomas Zurbuchen, administrador associado da Nasa para a ciência. Além disso, a visão de um helicóptero voando por Marte oferecerá à Nasa uma ferramenta de relações públicas estelar em um momento em que a agência busca apoio internacional para enviar seres humanos ao planeta na década de 2030 ou posteriormente.

Mesmo que o projeto aéreo fracasse na chegada, isso não prejudicará a missão rover principal Mars 2020, com lançamento programado para o verão (Hemisfério Norte) daquele ano e pouso em fevereiro de 2021.

Cada um dos voos planejados em Marte durará até 90 segundos, informou a Nasa em comunicado divulgado na mesma época em que a Space Exploration Technologies de Elon Musk, conhecida como SpaceX, lançava um satélite de comunicação para Bangladesh. A aeronave da Nasa será controlada por meio de comandos transmitidos do rover e alimentada por baterias recarregadas com energia solar.

"Não temos piloto, e a Terra estará a vários minutos-luz de distância, por isso não há forma de controlar essa missão em tempo real", disse Mimi Aung, gerente do projeto de helicóptero do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa em Pasadena, Califórnia.

Newsletters

Receba dicas para investir e fazer o seu dinheiro render.

Quero receber

Mais Economia