Bolsas

Câmbio

Economistas espanhóis pedem inclusão de mulheres em painéis

Maria Tadeo

(Bloomberg) -- Um grupo de importantes economistas espanhóis pretende boicotar painéis de discussões e eventos que não incluam pelo menos uma mulher.

Cinquenta economistas e acadêmicos, incluindo Rafael Domenech, chefe de pesquisa macroeconômica do Banco Bilbao Vizcaya Argentaria, e Emilio Ontiveros, ex-assessor do governo e fundador do think tank Afi, com sede em Madri, assinaram o manifesto, que será divulgado nesta quarta-feira.

Os signatários prometeram "não participar de nenhum evento acadêmico ou mesa-redonda com mais de dois oradores que não apresente uma especialista mulher", segundo versão preliminar do documento vista pela Bloomberg. Chamado "Sem mulheres, não", o documento pede que os organizadores de eventos incluam mais mulheres especialistas em áreas normalmente dominadas pelos homens.

Como muitos países do mundo, a Espanha lida com o apelo crescente por igualdade de oportunidades para as mulheres. Mais de 5 milhões de mulheres participaram da primeira greve feminina de 24 horas do país, em 8 de março, que levou o primeiro-ministro Mariano Rajoy a rever comentários feitos anteriormente de que a igualdade salarial não era prioridade do governo.

Organizações internacionais como o Fundo Monetário Internacional (FMI) têm pedido que os governos promovam a igualdade e se esforcem mais para enfrentar a disparidade na remuneração do trabalho de homens e mulheres. No Reino Unido, o governo promulgou uma lei que exige que as empresas divulguem as disparidades salariais entre os empregados dos sexos feminino e masculino e os resultados muitas vezes mostram disparidades significativas nos salários, em particular entre os que recebem maiores salários.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos