IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Meghan Markle e futebol, um sonho do comércio: Bloomberg Opinion

Andrea Felsted

18/05/2018 15h15

(Bloomberg) -- Três instituições britânicas: a família real, o futebol e o clima. Apenas um deles garantirá que os coagidos britânicos abram a carteira.

O comércio adoraria que o casamento do príncipe Harry com Meghan Markle, neste sábado, melhorasse o humor do país e abrisse os bolsos. O evento poderia gerar um gasto adicional de 93,1 milhões de libras (US$ 125,8 milhões) em todo o Reino Unido neste mês, segundo a Springboard, que monitora números de consumo. O novo motivo de alegria pode até provocar um efeito indireto e elevar o número de visitantes estrangeiros, o que poderia resultar em mais 102,4 milhões de libras em vendas extras até agosto.

A cerimônia começa ao meio-dia, mas a coisa não termina aí. Às 17h15, pelo horário local, Chelsea e Manchester United disputarão a final da Copa da Inglaterra.

Os dois eventos juntos podem render festas nas ruas e churrascos. E isso significa uma enorme demanda por comida e bebida. A atmosfera de celebração pode se estender por boa parte do verão (Hemisfério Norte), já que a Copa do Mundo começa em 14 de junho e a final está programada para 15 de julho.

A mistura não poderia chegar em melhor momento para os comerciantes britânicos, independentemente do ramo. Após um começo de ano deprimente, as lojas em dificuldades precisam de toda a ajuda possível, e se os planetas se alinharem, umas boas vendas podem salvar aquelas que estão em apuros.

No caso dos supermercados, carne fresca e saladas rendem margem maior do que comida embalada. Uma bebida para brindar pela felicidade do casal também pode ser boa para os lucros. Embora as caixas comuns de cerveja ou destilados gerem pouco lucro, vinhos e cervejas artesanais têm margens mais gordas.

É possível que as famílias que se reunirem para assistir ao casamento também saiam para comer depois, um estímulo para os restaurantes que servem refeições informais. Os pubs, que têm registrado um movimento mais forte do que os restaurantes, podem tirar proveito do evento duplo -- o governo está permitindo que permaneçam abertos até 1 hora da manhã na sexta e no sábado à noite. E os britânicos poderiam comprar roupas novas para usar em festas nas ruas. A empresa Next descobriu que isso ocorreu antes do casamento do príncipe William com Kate Middleton, em 2011.

Existem, claro, aqueles produtos especialmente lançados pelo comércio para o casamento, incluindo a cópia do bolo de limão e flor de sabugueiro do casal, vendido nas lojas da Wm Morrison Supermarkets por 7 libras. A potência do comércio Marks & Spencer Group mudará seu nome para Markle & Sparkle durante o fim de semana.

No entanto, eventos realizados aos sábados nem sempre são um jeito fácil de ganhar dinheiro rapidamente, e nem todas as empresas abraçarão a causa. Os gnomos de jardim comemorativos da B&Q, por exemplo, não vão se repetir. Eles foram produzidos para o último casamento real e para o Jubileu de Diamante da rainha, em 2012, mas talvez essa divisão de reformas residenciais da Kingfisher não tenha esquecido a experiência com a Copa do Mundo de 2014, quando os gnomos com temática inglesa encalharam. Em todo caso, os enfeites podem não combinar com os esforços da CEO Véronique Laury para dinamizar a linha de produtos.

Mas os comerciantes só verão grandes benefícios se o sol brilhar. A previsão para o sábado é de temperaturas razoavelmente elevadas. Mas se os meteorologistas errarem e o dia for mais frio ou úmido do que o esperado, a coisa como um todo pode acabar sendo uma grande decepção.

A aposta de que a Copa do Mundo salvará o dia também não é garantida. Não há muita diferença horária entre Reino Unido e Rússia, por isso muitos dos jogos podem ser transmitidos à noite no país. Isso é positivo para pubs e supermercados, porque os fãs de futebol que ficarem em casa para assistir os jogos terão tempo de chegar do trabalho e ir ao supermercado antes de se acomodarem no sofá. E não esqueçamos todas as TVs de tela plana que podem ser compradas antes da competição.

Não é possível garantir esses benefícios. Eles dependem bastante da permanência da Inglaterra no torneio. A B&Q culpou a eliminação precoce da seleção inglesa na Copa de 2014 pelos enfeites encalhados.

Os comerciantes e as redes de restaurantes em apuros podem desejar que todos os eventos futuros estimulem os gastos. Mas se não forem dadas as condições certas -- em particular, um clima favorável --, as celebrações do verão podem virar uma piada.

Esta coluna não reflete necessariamente a opinião do conselho editorial ou da Bloomberg LP e seus proprietários.