IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Nada do que haverá em leilão de objetos de Prince é padronizado

Jason Tesauro

18/05/2018 15h26

(Bloomberg) -- Admita, você quer o "look". Nesta sexta-feira, 18 de maio, a Julien's Auctions venderá roupas, artefatos e objetos da vida e da carreira de Prince. Em julho, para os verdadeiros fãs, a Premiere Properties vai leiloar o imóvel nas Ilhas Turcas e Caicos, de dois hectares e quase 930 metros quadrados.

O ícone faleceu há dois anos e não tinha testamento, o que deixou seu patrimônio de US$ 200 milhões em um inferno, com advogados do setor de entretenimento encarregados de maximizar o valor antes que potenciais herdeiros intervenham. A Graceland Holdings, que administrou a Graceland de Elvis Presley desde 1982, assumiu o controle de Paisley Park, a casa de Prince e o complexo de produção que fica nos arredores de Minneapolis. Mas nem todas as coisas da estrela pop estão lá.

Os lotes de leilão incluem um conjunto de cinco peças de porcelana personalizadas de seu primeiro casamento, com Mayte Garcia (mãe dos únicos filhos de Prince, que não sobreviveram à infância), bem como muitas das roupas feitas sob medida que foram usadas nos palcos, como um macacão roxo de gola alta com lantejoulas brilhantes. Algo que talvez seja mais fácil de usar é um pingente de ouro amarelo 14 quilates, com um cabuchão redondo de ametista e 19 diamantes redondos encravados.

"Ele nunca usava roupas prontas", diz Karen Turman, especialista em Prince. Até mesmo a mansão nas Ilhas Turcas e Caicos foi personalizada com uma entrada de cor púrpura.

Liz Bucheit, da Crown Trout Jewelers em Lanesboro, Minnesota, trabalhou em Paisley Park de 1991 a 1994, entre as eras Batman e Love Symbol. Ela fez fivelas de sapatos e broches (como o Lote 46), além da maioria das outras joias que Prince e seus artistas usaram naquele período. "Eu cortei inúmeros símbolos Love Sexy de latão em vários tamanhos diferentes", diz Bucheit. "Ele colocava-os em tudo, e demorava muito tempo para dar o acabamento e polir."

Pedimos que ela e Turman nos contassem sobre essas partes do legado de Prince que irão a leilão.

Prince estava muito envolvido no processo de criação?

Bucheit: Ele era muito ativo em relação ao vestuário e sempre modificava os modelos! Como ourives e designer de joias, minha tarefa era produzir peças (principalmente decorações de metal para sapatos, puxadores de zíper, etc.) com base em desenhos e orientações específicas da Stacia Lang [principal estilista de Prince]. As ideias e a visão dele para o visual se manifestavam entre ele e a estilista. Ele costumava mandar recortes de revistas de moda para Stacia, que trabalhava comigo nos aspectos técnicos para atender aos pedidos.

Os fabricantes simplesmente realizavam os planos ou se envolviam na criação dos visuais?

Turman: Tudo era feito sob medida e projetado. Ele tinha um grande departamento de design que ficava em Paisley Park e se mudou para o espaço acima de sua boate Glam Slam, no Warehouse District do centro de Minneapolis, durante a década de 1990. Stacia Lang contou que esboçava criações para ele e só recebia de volta um post-it que dizia "aprovado". Ela sabia que ele tinha gostado das roupas quando ele pedia o mesmo modelo em várias cores.

O leilão Music Icons: Featuring Property From The Life and Career of Prince será realizado no Hard Rock Cafe de Nova York, dia 18 de maio às 14 horas, horário local.