IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Transporte de Londres não prevê interesse pelo casamento real

Kaye Wiggins

18/05/2018 14h32

(Bloomberg) -- A TfL, autoridade de transporte de Londres, não está convencida do brilho que poderia rodear o casamento da atriz americana Meghan Markle com o príncipe Harry, do Reino Unido.

Ao estimar os fluxos de tráfego para o casamento em Windsor, nos arredores de Londres, que será neste fim de semana, a autoridade fez uma estimativa ousada: o número de pessoas não será maior do que o dos presentes quando o pai de Harry se casou pela segunda vez, em 2005.

O crescente frenesi em torno da união do festeiro Harry, que pilotou helicópteros Apache no Afeganistão, e da ex-estrela do seriado Suits, Meghan, sugere uma realidade diferente -- que poderia lotar as estações de trem e engarrafar as estradas para a pequena cidade de Berkshire.

A TfL usou os dados de transporte da união do príncipe Charles com Camilla Parker Bowles, também em Windsor, para avaliar quantas pessoas pretendem celebrar o casamento de Harry e Meghan Markle, revelou o diretor de operações da rede, Nigel Holness. Ele disse que o evento de 2005 não teve um "impacto perceptível" no transporte.

Os membros da Assembleia de Londres responderam sugerindo que o casamento de Harry, 33, e Meghan, 36, provavelmente terá mais apelo do que o discreto casamento de dois divorciados de mais de 50 anos.

"Acho que a escala é bem diferente", disse Caroline Pidgeon, liberal-democrata que lidera o comitê de transporte da Assembleia, que questionou Holness nesta semana. "Este casamento interessa a muito mais pessoas em todo o mundo."

Pidgeon disse que o evento poderia ser mais parecido com o casamento do príncipe William, irmão de Harry e segundo na linha de sucessão do trono, com Kate Middleton em 2011, embora este tenha sido celebrado na Abadia de Westminster, no centro de Londres.

Final de futebol

Navin Shah, membro laborista da Assembleia, também avisou Holness de que sábado seria um "dia importante". A TfL informou à Bloomberg que foram usados os dados do casamento de Charles e Camilla porque era "o único evento recente comparável realizado em Windsor". O primeiro casamento de Charles, com Diana Spencer em 1981, foi na Catedral de St. Paul.

Para piorar a situação do transporte, o maior evento do futebol inglês, a final da Copa da Inglaterra, começa em Wembley, no noroeste de Londres, às 17h15 do sábado, horas depois do casamento de Harry e Meghan. Estima-se que 90.000 pessoas irão ao jogo e muitas delas sairão do sudoeste de Londres, sede do Chelsea, um dos finalistas.

Entre os possíveis gargalos estão Paddington e Waterloo, de onde saem trens para Windsor, que fica a uma hora de distância a oeste da capital. A TfL administra as conexões de metrô com as estações e os trens de superfície, assim como as linhas de metrô para Wembley, mas não os trens para Windsor.