Robô da unidade de riqueza do banco Nordea tem grandes planos
(Bloomberg) -- Os clientes que buscam assessoria para investimentos no maior banco nórdico foram apresentados recentemente a um robô.
A Nora, a robô-assessora lançada pelo Nordea Bank no mês passado, já recebeu pedidos para iniciar processos de investimento equivalentes a 4 por cento das cerca de 500.000 pessoas que recebem conselhos de poupança do banco a cada ano. O Nordea quer usar a Nora para ajudar a expandir esse número para cerca de 2 milhões de pessoas nos próximos dois a três anos.
"Apesar de sabermos que estamos construindo algo do zero e que levará algum tempo para construir capital, a Nora está duplicando seu capital e o número de clientes a cada seis semanas", disse Katja Bergqvist, codiretora da divisão de gestão de riqueza em Estocolmo, em entrevista.
O Nordea transformou a digitalização em um projeto seminal e o CEO Casper von Koskull planeja cortar 6.000 postos de trabalho em um momento em que o banco depende menos de humanos e mais de automação. O Nordea se associou ao Apple Pay para produtos de pagamentos digitais, anunciando no ano passado que atraiu uma demanda recorde de clientes. A maioria dos clientes da Nora são os chamados millennials (pessoas com menos de 40 anos), mas Bergqvist afirma que o robô é particularmente popular também entre mulheres de 50 a 60 anos.
A cena de tecnologia financeira da Escandinávia está dando origem a um número crescente de empresas que estão invadindo negócios antes tradicionalmente executados pelos maiores bancos. Isso pressiona os bancos consolidados a se certificarem de não ficarem para trás e enormes somas de dinheiro estão sendo dedicadas a estratégias digitais de todo tipo, desde hipotecas a consultorias de investimento.
"Todos nós estudamos e aprendemos uns com os outros", disse Bergqvist. "Eu realmente não considero os outros players como concorrentes, porque há muita poupança e assessoria em andamento e o Nordea tem uma base de clientes enorme."
Na corrida para ficar à frente, alguns bancos estão aprendendo que seus serviços automatizados nem sempre cumprem plenamente os padrões regulatórios. O Danske Bank, o maior banco da Dinamarca, recebeu recentemente uma chamada de atenção do órgão regulador por não garantir o cumprimento das regras de proteção aos investidores por parte de seu robô-assessor, June. Bergqvist diz que o Nordea estudou o caso do Danske para aprender e que planeja lançar a Nora na Dinamarca neste trimestre.
O Nordea já está oferecendo seu robô-assessor a clientes na Suécia e está em processo de implementação do serviço na Finlândia. O banco espera que a Nora esteja em funcionamento na Noruega antes do verão (Hemisfério Norte), disse Bergqvist.
O Nordea reorganizou recentemente sua divisão de gestão de riquezas para ampliar o foco em serviços digitais, o que transformou Bergqvist em codiretora da unidade de riqueza juntamente com Gustaf Unger. Como parte dessa reorganização, o Nordea criou uma nova unidade chamada Digital Wealth.
"Queremos impulsionar ainda mais o desenvolvimento digital", disse Bergqvist. Ela disse que isso inclui "cooperar com empresas de tecnologia financeira e criar parcerias".
Repórteres da matéria original: Niklas Magnusson em Estocolmo, nmagnusson1@bloomberg.net;Hanna Hoikkala em Estocolmo, hhoikkala@bloomberg.net
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