ipca
0,48 Set.2018
selic
6,5 19.Set.2018
Topo

Pôr outros peixes na mesa tem 'enorme potencial' de mercado

Jonas Cho Walsgard

04/06/2018 13h58

(Bloomberg) -- Levar peixes novos para a mesa poderia dar o próximo impulso para as empresas de salmão.

A Noruega construiu um mercado global para sua marca de alimentos mais famosa -- o salmão norueguês. Seus produtores vendem cerca de 65 bilhões de coroas (US$ 8 bilhões) por ano do peixe, mas agora enfrentam várias restrições de crescimento, inclusive questões biológicas, como piolhos do mar, e demandas políticas para arcar com o custo da piscicultura.

A chave para o crescimento poderia ser recorrer a outros peixes, como o bacalhau e o haddock, algo que poderia aumentar nos próximos três a quatro anos, segundo Jann Molnes, gerente de portfólio da Holberg Triton, um fundo que investe apenas em ações de produtos do mar.

A introdução de outras espécies oferece um "enorme potencial" para empresas como a Leroy Seafood Group, disse ele em uma entrevista em Oslo na terça-feira. "Você aumenta o volume, mas aumenta incrivelmente as margens."

A Triton, com sede em Bergen, que administra cerca de 500 milhões de coroas (US$ 60 milhões), deu um retorno de 38 por cento desde que foi iniciada em fevereiro de 2015. Entre suas maiores participações estão Leroy, Austevoll Seafood, Vinh Hoan e Maruha Nichiro.

Diversificar para outras espécies também é uma forma de tornar os produtores menos sensíveis à volatilidade dos preços do salmão. Mas o setor também está se tornando menos dependente do mercado à vista, de acordo com Molnes.

"Cada vez mais é sob contrato", disse ele. "Por isso, há preços mais estáveis para os grandes produtores e os pequenos produtores têm oscilações muito maiores devido à exposição aos preços à vista. É um desdobramento contínuo do mercado."

(Bloomberg) -- Levar peixes novos para a mesa poderia dar o próximo impulso para as empresas de salmão.

A Noruega construiu um mercado global para sua marca de alimentos mais famosa -- o salmão norueguês. Seus produtores vendem cerca de 65 bilhõe","image":"","date":"04/06/2018 14h11","kicker":"Bloomberg"}}' cp-area='{"xs-sm":"49.88px","md-lg":"33.88px"}' config-name="economia/economia">

Newsletters

Receba dicas para investir e fazer o seu dinheiro render.

Quero receber

Mais Economia