IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Empresa de carros voadores revela veículo com um assento

Brad Stone

06/06/2018 12h40

(Bloomberg) -- A Kitty Hawk, empresa de carros voadores com sede em Mountain View, Califórnia, fundada e financiada por Larry Page, revelou um pouco mais sobre uma de suas próximas aeronaves: um veículo recreativo para uma única pessoa.

O Kitty Hawk Flyer ostenta 10 hélices a bateria e dois controladores e parece um drone gigantesco, segundo fotos e vídeos do design final publicados no website da Kitty Hawk na manhã desta quarta-feira. A princípio, o veículo trafegará a 32 quilômetros por hora e voará no máximo a três metros de altura, informou a empresa.

Um protótipo anterior, apresentado em reportagem do New York Times no início de 2017, incluía redes de proteção em torno do assento do piloto e usava dois pontões de pontas vermelhas como trens de pouso.

A empresa não informou quando o Flyer estará à venda nem quanto custará. É provável que o veículo seja disponibilizado primeiro para resorts ou clubes luxuosos como forma de recreação em águas abertas, de forma similar ao jetpack aquático.

O Flyer é uma das duas principais iniciativas da Kitty Hawk. A outra, chamada Cora, é uma aeronave elétrica de dois lugares com 13 rotores que decola e pousa verticalmente, projetada como uma alternativa de transporte urbano. A empresa atualmente está testando o veículo Cora na Nova Zelândia. Em seu website, a Kitty Hawk afirma que planeja oferecer a aeronave como "parte de um serviço similar ao de uma companhia aérea ou ao de uma empresa de transporte compartilhado".

Pelo menos uma dúzia de outras empresas de todo o mundo, incluindo a Airbus, a Uber e uma startup chamada Joby Aviation, também perseguem o sonho digno de ficção científica de criar aeronaves pessoais que possam sobrevoar rodovias congestionadas. Enquanto a Kitty Hawk desenvolve aeronaves com um e dois assentos, outras empresas buscam veículos que acomodam de quatro a seis pessoas, imaginando uma nova forma de transporte semelhante a um táxi voador