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Correção: Pernod Ricard mira millennials chineses com coquetéis

Bloomberg News

06/06/2018 13h26

(Bloomberg) -- (Corrige matéria de 6/junho para dizer que Distinction é uma linha de conhaques Martell no 7º parágrafo)

A destilaria francesa Pernod Ricard está mirando os millennials chineses com serviços como o de entrega de kits de coquetéis com o objetivo de dobrar a participação dos destilados internacionais no mercado de bebidas alcoólicas do país, de 1 trilhão de yuans (US$ 156 bilhões).

Depois de se estabelecer na China com marcas de alto padrão como o uísque Chivas Regal e o conhaque Martell, a empresa busca sustentar o crescimento atraindo a crescente classe média do país, disse o CEO Alexandre Ricard. O objetivo é elevar a participação dos destilados de estilo ocidental na China, dos atuais 1 por cento de volume para 2 por cento até 2025.

"Há aqui uma grande oportunidade com o enorme número de consumidores chineses de classe média com renda disponível suficiente, que continuará crescendo no futuro", disse Ricard, em entrevista em Shenzhen, onde a empresa está organizando um evento para investidores e analistas.

A Pernod está fazendo uma grande aposta de que suas marcas para o mercado de massa, como a vodca Absolut e o uísque Ballantine's, farão sucesso em um país onde a cultura de consumo de bebidas alcoólicas é dominada pelo baijiu, baseado em grãos. A empresa afirma ser líder no mercado de destilados internacionais da China com uma participação de 40 por cento, à frente de rivais como Diageo.

Muitas das inovações locais da empresa francesa são adaptadas ao mercado de comércio eletrônico e suas velozes mudanças. Como recebem entregas rápidas de pedidos on-line, os consumidores preferem garrafas menores, disse Ricard. A empresa também está vendendo kits com todos os ingredientes para coquetéis clássicos, entregues em domicílio em até uma hora. A Pernod quer expandir o serviço para fora da China, disse a diretora de marca da Pernod China, Liya Zhang.

Em outro aceno aos millennials chineses, a vodca Absolut patrocinou um concurso de rap na televisão. Além disso, a Pernod Ricard começou a vender highballs, uma combinação de uísque e refrigerante popularizada pelas lojas de conveniência japonesas, já pré-misturados.

Consumidores de baijiu

A Pernod Ricard está tentando converter os consumidores de baijiu com uma linha de conhaque chamada Distinction, feita para ser tomada em pequenas doses durante refeições com vários pratos, a exemplo do baijiu. A forte bebida local é parte essencial das reuniões sociais e celebrações na China.

A Ásia tem impulsionado o crescimento da Pernod Ricard. As vendas líquidas na China e na Índia, dois mercados importantes, cresceram 19 por cento e 14 por cento, respectivamente, no período de nove meses até março.

"Foram necessários 15 anos para chegar a 1 por cento", disse Ricard, em referência à penetração atual dos destilados internacionais na China. "O tempo que resta para dobrar essa fatia até 2025 é ao mesmo tempo longo e curtíssimo."

To contact Bloomberg News staff for this story: Rachel Chang em Shanghai, wchang98@bloomberg.net

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