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MBA em vinhos é atalho para administrar negócio de bebidas

Elin McCoy

(Bloomberg) -- Um ano depois de o pai de Aimee Chang investir em um vinhedo de 16 hectares na prestigiosa região de Pritchard Hill, em Napa, em 2010, a família dela decidiu que queria ir além da venda de uvas e começar a produzir e a vender seu próprio vinho. "Mas não tínhamos nenhuma experiência no setor de vinhos", admite Chang, 38, uma arquiteta licenciada que havia trabalhado em Nova York.

Ela precisava aprender -- e rápido.

Por isso, ela se matriculou no Executive Wine MBA (MBA executivo em vinhos) da Universidade Estadual de Sonoma (SSU, na sigla em inglês), o único programa do tipo nos EUA. Ela viajou semanalmente à Califórnia por quase um ano e meio e se formou em 2015. "Não poderíamos ter lançado a vinícola Nine Suns sem isso", afirma. "Nosso modelo de negócio foi criado com base em uma aula que tive sobre distribuição de vinhos."

Usando suas habilidades de arquiteta, Chang também projetou o edifício da vinícola. Agora, ela é a diretora de finanças e design da vinícola.

A julgar pelos e-mails que recebo semanalmente, há uma enorme quantidade de executivos de bancos de investimentos, executivos de marketing, engenheiros de software, arquitetos e outros que sonham em trabalhar com vinhos. Alguns aspiram a ter e gerenciar uma vinícola; outros se perguntam se não poderiam mudar de carreira transferindo suas habilidades comerciais atuais para as empresas que produzem os pinot noirs e cabernets pelos quais eles são apaixonados.

A resposta, diz Ray Johnson, diretor-executivo do Instituto de Negócios do Vinho da universidade, é sim. Você só precisa de um pouco mais de formação. "O diploma abre um caminho para eles no negócio do vinho. Durante o programa, eles se conectam a uma rede de executivos da comunidade do vinho, e isso gera uma bela vantagem nessa mudança de carreira."

Apesar de muitas universidades terem programas de produção de vinhos, a SSU é uma das poucas a oferecer formação no lado comercial do negócio do vinho.

O que se ganha com um MBA voltado a vinhos

John Stayton, diretor-executivo dos programas de negócios executivos e de graduação, ressalta que muitos formados agora estão em cargos executivos ou são até mesmo proprietários de vinícolas.

Em outras palavras, os cursos são uma boa forma de evitar o caminho tradicional para aprender a administrar uma vinícola, que normalmente começa servindo vinho em uma sala de degustação ou com trabalho em escritório. Para os proprietários, eles oferecem uma forma rápida de ganhar um conhecimento essencial, independentemente de seus vinhedos serem minúsculas startups ou implicarem grandes investimentos. O Instituto de Negócios do Vinho da SSU, um instituto de pesquisa e ensino da Faculdade de Economia e Administração, começou como um programa de graduação em 1996. A universidade lançou o primeiro (e único) MBA especializado em vinho dos EUA em 2008 (curso de 20 meses, a um custo de US$ 25.000 a US$ 35.000) e em 2012 adicionou um MBA sobre vinhos para executivos, o primeiro do mundo (com duração de 17 meses e aulas aos fins de semana, ao custo de US$ 49.500). Desde então, a SSU conferiu 112 diplomas de EMBA (MBA executivo). Os estudantes vêm de mais de 25 países para aprender sobre o funcionamento do setor com economistas e especialistas em marca, além de ex-CEOs de vinícolas locais.

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