IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Criador do bitcoin, seja quem for, insinua que publicará livro

Matthew Leising

02/07/2018 14h33

(Bloomberg) -- O criador desconhecido do bitcoin está escrevendo um livro sobre a criptomoeda?

Esta é a conclusão que se pode tirar a partir de uma mensagem enigmática postada na sexta-feira em um website possivelmente ligado a Satoshi Nakamoto, o pseudônimo usado pela pessoa ou pessoas que lançaram o white paper original do bitcoin em 2008.

O website detalha o "primeiro trecho de uma obra literária composta de duas partes" que promete ser "um conto, por assim dizer, com algumas das perguntas e respostas mais levantadas. Eu gostaria que as pessoas e os fatos fossem conhecidos." No verdadeiro estilo Nakamoto, a obra inclui até um criptograma que pretende revelar nomes relacionados ao título do livro.

A resposta ao criptograma parece ser "honne and tatamae" ou "tatemae", que, segundo a Wikipedia, é uma expressão japonesa que descreve "o contraste entre os verdadeiros sentimentos e desejos de uma pessoa" e "o comportamento e as opiniões que uma pessoa exibe em público".

A Bloomberg News não conseguiu verificar de forma independente a autenticidade da postagem, nem do trecho.

Bloco gênese

Muitos jornalistas tentaram, mas não conseguiram descobrir a verdadeira identidade de Nakamoto, que ainda é um segredo também dentro do mundo das criptomoedas. No trecho publicado no website, o autor lista pioneiros das primeiras pesquisas de ativos digitais, como Adam Back, Wei Dai, David Chaum e Hal Finney.

Há também fragmentos estranhos no texto, como a parte na qual o autor se refere ao "primeiro" bloco gênese para o bitcoin. Trata-se do primeiro bloco do blockchain do bitcoin, lançado por Nakamoto no início de 2009, mas este novo trecho parece sugerir que há mais de um.

O autor afirma que Nakamoto se envolveu no movimento cypherpunk, que gerou o bitcoin, aos 14 anos de idade.

E ele (ou ela ou eles) apresenta uma questão interessante: "tomarei um instante para explicar algo. Sei que alguns de vocês, que podem estar lendo ou ouvindo isso pela primeira vez, talvez não saibam, então devo declará-lo publicamente, porque embora isso seja presumido, nunca foi afirmado publicamente antes, por isso tornarei oficial", escreve o autor. "Satoshi Nakamoto não é um nome real. Especificamente, não é um nome legal. É basicamente a essência dos pensamentos e do fundamento."

Em todo caso, um livro escrito pelo verdadeiro Nakamoto seria devorado pelos entusiastas do bitcoin de todo o mundo. Talvez o autor evidencie isso com a primeira linha do trecho: "era inevitável".